terça-feira, junho 12, 2007

José Ramos Horta elege bahasa
e dá golpe fatal no... português

O Presidente da República timorense fez parte do seu discurso de tomada de posse no Parlamento Nacional, a 20 de Maio, em bahasa, para gáudio dos jornalistas indonésios presentes na cerimónia. Não está mal, também para gáudio dessa coisa que dá pelo nome de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, respondendo a José Ramos Horta em Jacarta, declarou a intenção de haver em breve um departamento de bahasa indonésio na Universidade Nacional timorense.

Não está mal, também para gáudio dessa coisa que dá pelo nome de CPLP.

No mesmo dia, durante o jantar de gala em honra de José Ramos Horta, o Presidente timorense fez parte do discurso aos anfitriões na Istana Negara, no complexo presidencial, em bahasa.

Não está mal, também para gáudio dessa coisa que dá pelo nome de CPLP.

"O bahasa indonésio ocupa um lugar especial na nossa vida diária como língua de aprendizagem e de comunicação", afirmou José Ramos Horta, acrescentando: "Tenho uma intenção autêntica de continuar a promover o bahasa indonésio e o inglês em Timor-Leste porque estes dois idiomas foram inscritos na nossa Constituição como línguas de trabalho diário", acrescentou o Presidente.

Segundo o jornal Jakarta Post, foram as declarações do Presidente "da nossa ex-colónia" (Timor-Leste) que vieram recordar a importância do bahasa como instrumento de unificação num país com mais de mil grupos e subgrupos étnicos e 706 línguas diferentes.

Não está mal, também para gáudio dessa coisa que dá pelo nome de CPLP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande chulo... mamou 30 anos à conta dos portugas com passaporte, money para passear pelo mundo etc. Cabrãozinho fale lá a merda da lingua de cão, que o português e para homens, não rastejantes.-- Interditem a entrada desse panasca em Portugal... o gajo pega de empurrão, não sabiam ? fui...