terça-feira, junho 12, 2007

Rui Pedro também desapareceu… há nove anos


Que Madeleine McCann desapareceu, já todos sabíamos. O que nós não sabíamos (pelo menos eu) era desta fantástica capacidade portuguesa de ser solidário. Muito bem. Há buscas intensíssimas, há divulgação, há missas, há fitas amarelas, há motards a dar a volta a Portugal, há até o nosso excelentíssimo seleccionador nacional de futebol a apelar pela menina.Muito bem. Mas muito bem mesmo, acho que todos os esforços devem (têm de) ser feitos.

Apenas estou deveras abismado como nós portugueses somos capazes de nos mexer por uma causa. Sobretudo se não for portuguesa. É… eu lembro-me de ouvir falar num Rui Pedro, lembro-me de uma Joana…Vocês não?

Foram duas das oito crianças portuguesas desaparecidas e nunca mais encontradas. O Rui Pedro desapareceu há nove anos. A estar vivo, terá agora vinte. A Joana foi há três e põe-se a possibilidade de ter sido morta por familiares.

Não me lembro (talvez por ter sido há muito mais do que nove dias) de nomes como João Teles ou Cláudia Sousa, mais dois nomes da contagem de desaparecidos permanentes da Polícia Judiciária. Os outros somam-se já 79.

É… também não me lembro do apoio incondicional que lhes prestámos. Não prestámos??? Então se calhar é por isso.

Será que se damos apoio aos estrangeiros não deveríamos dá-lo ainda mais aos portugueses? Ou sou eu o único a achar que por muito inocente que a Maddie seja, o é tanto como o Rui Pedro?

Nota: Texto de Orlando Gilberto Castro

Nome Completo: Rui Pedro Teixeira Mendonça. Idade: 11 anos (na data do desaparecimento). Local de Nascimento: Vila de Lousada (Porto). Data de Nascimento: 28.01.1987. Sexo: Masculino. Cor dos Olhos: Castanho. Cor do Cabelo: Castanho. Morada: Lousada - Portugal. Desapareceu: dia 04.03.1998 às 14h00 horas locais. Lugar: Lousada (Portugal), perto do domicílio familiar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com este artigo. Também penso que é ridículo haver esta enorme diferença entre o caso da Maddeleine e o do Rui Pedro.
Mas se formos bem a ver, parece-me que está explicada: o facto de estar a cá a imprensa inglesa, fez com que a nossa fosse atrás... daí ter sido muito mais falado do que o caso do Rui Pedro.
Teria sido bastante "fácil" de ter encontrado o Rui Pedro e desmantelado qualquer rede de pedofilia.
O "depoimento" do tal "amigo" mais velho com quem foi visto pela última vez deixava o paradeiro do Rui Pedro bem claro. Segundo o que li, quando perguntado pelo menino, este rapaz respondeu a chorar que não sabia mas que se o quisessem recuperar teriam de fechar as fronteiras porque ele poderia já estar muito longe. Mesmo com isto, apenas anos depois é que este rapaz passou a ser "arguido".
Outra pista do paradeiro foi a foto que apareceu na revista portuguesa CARAS, onde uma família estava a passar férias na Disneyland Paris, e em segundo plano aparece o Rui Pedro de mão dada a um senhor. Esse senhor estava "tapado" parcialmente, mas creio que chegou a ser identificado.
Outra pista foi a rede de pedofilia que fora desmantelada, creio que chamada “Wonderland”, onde foi encontrada uma foto que parecia ser do Rui Pedro.
Houve também um telefonema para a Sra. Teixeira (a mãe), no qual um menino, cuja voz era muito semelhante à do Rui, chamou pela mãe e depois alguém lhe tirou o telefone das mãos e desligou a chamada.
Ainda chegou a ser falado no caso Casa Pia.
Com tantas pistas, é vergonhoso não o terem conseguido encontrar. Não consigo perceber.
Espero que ele volte um dia e nos conte tudo o que tem pra contar.
Força para a mãe do Rui Pedro.