sábado, junho 16, 2007

Terá Ramos Horta escrito a Ribeiro e Castro
usando o seu prolixo conhecimento de bahasa?

O Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos Horta, escreveu ao deputado ao Parlamento Europeu José Ribeiro e Castro em agradecimento pela mensagem que este lhe enviara por ocasião da sua vitória nas eleições presidenciais em Timor-Leste.

Ribeiro e Castro não esclarece se Ramos Horta fez o agradecimento em português ou, como fez na sua tomada de posse no Parlamento Nacional, a 20 de Maio, para gáudio dos jornalistas indonésios presentes na cerimónia, em bahasa.

Ramos-Horta agradeceu os votos de Ribeiro e Castro e considerou as palavras "amigas e de apoio" do deputado democrata-cristão português reveladoras dos "laços fraternais e de amizade que unem os nossos países lusófonos" (como se dirá países lusófonos em bahasa?).

Afirmando-se disposto a "prosseguir a edificação de um Timor-Leste soberano, próspero e solidário", Ramos-Horta frisou o facto de que "o apoio da Comissão Europeia e especialmente do Povo Europeu na nossa caminhada para a liberdade, e desde então na ajuda à construção da Nação Timorense, tem sido crucial e contribuído para que o Estado e o Povo Timorense possam desenvolver as suas actividades diárias, sarar as suas feridas, estabilizar as instituições e viver diferenças políticas de modo sustentável, equilibrado e num ambiente seguro".

Ribeiro e Castro não esclarece se Ramos Horta fez o agradecimento em português ou, como fez na sua tomada de posse no Parlamento Nacional, a 20 de Maio, para gáudio dos jornalistas indonésios presentes na cerimónia, em bahasa.

Na mensagem de felicitações que havia enviado a Ramos-Horta, Ribeiro e Castro exprimira (calculo que em português) o desejo de que "a expressão clara da vitória obtida nas eleições seja um factor favorável à estabilização definitiva do país", ao mesmo tempo que manifestou "a admiração pela maneira como o povo irmão de Timor-Leste participou nestas eleições, em números e com um sentido cívico e democrático que impressionaram positivamente toda a comunidade internacional, nomeadamente a missão de observação da União Europeia".

Fazendo referência a um prévio encontro em Outubro de 2006, Ribeiro e Castro afirmou ainda que "estas eleições mostram que um longo caminho foi percorrido desde que nos encontrámos em Díli há meses atrás" e manifestou a "esperança de que as eleições legislativas de 30 de Junho decorrerão igualmente bem e serão de molde a culminar, dentro de poucas semanas, a estabilização democrática de Timor-Leste, estabelecendo o quadro propício à plena reconstrução e consolidação da normalidade institucional".

Suspeito, e não passa disso, que os deputados portugueses, tal como a CPLP, estão a estudar a possibilidade de instituir o bahasa como língua, pelo menos alternativa, ao português.

Sem comentários: