quinta-feira, junho 21, 2007

Cidadão quando dá jeito, jornalista quando jeito dá

Poucos são os que dizem que se é jornalistas 24 horas por dia. A esmagadora maioria só o é sete ou oito horas por dia. Fora desse horário, passam – dizem – a ser cidadãos comuns. Esse horário é, contudo, um pouco elástico consoante as necessidades pessoais. Se se for multado dá um certo jeito dizer que se é jornalista e não apenas um cidadão comum. Por outras palavras, sempre que for conveniente é-se jornalista. Mas só quando for conveniente. Em que posição escrevo isto? Depende. Se me der jeito é como jornalista, se não der é como cidadão…

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom, nunca recorri à carteira de jornalista para evitar pagar multas.

E ao associar, bem ou mal, esta mensagem ao caso Rivoli:

Nunca me manifestei publicamente em lado algum (deveria estar a trabalhar?), contra ou a favor de fosse ele o que fosse - e confesso que sempre gostei mais de observar do que de participar.

Mas não sinto qualquer incómodo se um colega assumir as suas posições. Antes pelo contrário. E neste caso, apenas pela forma como alguém sem escrúpulos se resolveu fixar num alvo apenas, apoio e apoiarei esse colega.

Creio que não deva misturar as multas com o sucedido no Rivoli, nem com o único(?) colega presente, contestatário anónimo até ao momento em que foi vítima de um telemóvel. Nem me deveria desviar daquele texto publicado no website oficial da Câmara Municipal do Porto (pago pelos con tribuintes), nem dos seus antecedentes.

Não me deveria meter nisto? Talvez não. Mas perante as informações que circulam e se descobrem, a minha solidariedade estende-se não só a esse colega, como aos restantes que não caíram na boca do mundo - por não ocuparem cargos de tanto destaque?

abraço,

sgs

Anónimo disse...

Os sites da ONG PORTUGALCLUB, foram bloqueados. Nossa Caixa de Correio, foi bloqueada. Foi feita por técnico da Brasil telecom. Não conseguimos exclarecimentos sobre este facto. Mas por tráz disto tem o longo braço da ditadura de Sócrates. Casimiro Rodrigues.
Obs: Estou bloqueado tanto no envio como no recebimento de email,s.

ELCAlmeida disse...

Mas se julgas que te safas como jornalista ou como cidadão, esquece. O longo braço da justiça - quando lhe convém - não deixa escapar nada. Quando lhe convém.
Vê o blogue "Do Portugal Profundo". Está como arguido. E o Público que mais e mais falou sobre o assunto?
Não me parece que tenha sido incomodado.
Kandandu
EA

Zenix disse...

"Quando lhe convém" é a expressão.
Fora destas portas, há imensos casos similares ao do Portugal Profundo. Não acredito que o processo movido contra o seu autor traga bons frutos políticos a Socrates. Antes pelo contrário.

Não quero adoptar uma postura "conspirativa", mas o bloqueio, mesmo que temporário, à recepção e envio de e-mails, bem como à ligação à Internet em determinados momentos, deve ser sempre mote de reflexão.