domingo, junho 17, 2007

Abel Chivukuvuku ou Isaías Samakuva?

Quem será o próximo líder da UNITA? Tudo leva a crer que voltará a ser Isaías Samakuva. Não é relevante quem para mim seria, no contexto dos candidatos anunciados, o melhor líder. Mesmo assim, penso que o Galo Negro cantaria mais alto, eventualmente bem mais alto do que o MPLA, se Abel Chivukuvuku vencesse.

Chivukuvuku entende, e bem, que a UNITA ainda não é a força com a necessária dinâmica de vitória para enfrentar o MPLA nas próximas eleições legislativas, previstas agora para 2008. E tem razão.

A seriedade, honestidade e patriotismo da Samakuva não são suficientes para lutar contra uma máquina que está no poder em Angola desde 1975. Talvez Chivukuvuku também não consiga pôr a UNITA a lutar taco a taco com o MPLA. Tem, contudo e na minha opinião, a vontade de partir a loiça sem temer levar com os estilhaços. Será um bom, embora tardio, princípio.

"Depois de ter avaliado o contexto que Angola vive - em que não está claramente visível que hoje somos uma alternativa ganhadora - e consultado vários colegas de direcção do partido e militantes, tomei a decisão consciente de candidatar-me com um único propósito: fazer da UNITA uma efectiva alternativa que possa ganhar as eleições em 2008 e instaurar em Angola um modelo positivo de governação”, afirmou em Janeiro deste ano Chivukuvuku.

É mesmo isso. Também é isso que Samakuva quer. Faltou-lhe, no entanto, engenho, arte e colaboração dos seus mais próximos quadros para dizer aos angolanos que o rei ia, como ainda vai, nu.

A UNITA tem de lutar por ser uma alternativa efectiva para 2008. Samakuva teve a árdua, e não menos importante, tarefa de pôr algumas divisões da casa em ordem. Talvez por isso, tenha sido demasiado (para o meu gosto) passivo, demasiado politicamente correcto.

Chegou a altura de a UNITA ter alguém na liderança que alie à seriedade, honestidade e patriotismo da Samakuva a capacidade de pôr o país a mexer, não temendo dizer as verdades que os angolanos querem ouvir, não temendo dizer quais são as soluções necessárias para que Angola deixe de ser apenas Luanda.

"Por norma eu não entro em coisas que não têm pernas para andar. E se as pessoas me viram a anunciar que sou candidato é porque houve um tempo de maturação, houve um tempo de análise, houve um tempo de estudo, houve um tempo de consulta, houve um tempo de preparação", diz Chivukuvuku.

Abel Chivukuvku não concorda que o MPLA seja um partido tão forte que lhe possa tirar o sono, pelo que considera que a UNITA, sob a sua direcção, estará em melhores condições de mobilizar a seu favor os 70% dos pobres que constituem a população angolana.

Se assim for… Se Chivukuvuku conseguir pôr os poucos que dentro da UNITA têm “milhões” a trabalhar pelos milhões que, também dentro da UNITA, têm pouco ou nada, então Angola terá futuro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Orlando Castro
Seis meses atrás eu comungaria dessa certeza, hoje não sei...
A verdade é que Isaías Samakuva cumpriu um papel dentro da UNITA. Evitou a sua desagregação após a morte de Jonas Savimbi. É verdade que evitou o reacender da guerra civil, não respondendo às provocações bacocas do Mpla ou à intolerância política que este espalhou pelo País.

Mas a partir de certa altura exigia-se mais do líder da UNITA.

E foi aí que ele falhou.

Ao abandonar todos os que criaram condições para o eleger (recorde-se que Abel Chivukuvuku foi o seu director de campanha no IX Congresso), ao rodear-se de arrivistas incompetentes como Mines Tadeu, Adalberto Junior, Carlos Fontoura e outros cujo propósito é perpetuarem-se no poder e copiar o Mpla no seu mundo de business, Isaías Samakuva foi criando condições para que os membros da UNITA que querem fazer a diferença votem em Abel Chivukuvuku.

A UNITA é um Partido que tem as suas raízes no campesinato angolano, e como os camponeses é um Partido reservado, que tenta sempre não arrastar para a praça pública os seus problemas internos. Talvez por isso muitos pensem que Abel Chivukuvuku não terá muitas hipóteses.

Mas os Delegados ao X Congresso, eleitos na sua maior parte pelas bases, em verdadeira democracia(apesar de algumas tentativas da actual Direcção, para controlar quem era eleito), saberão sempre escolher quem deve assegurar o futuro do Partido e o futuro de Angola.

Por isso Senhor Orlando Castro, talvez o X Congresso da UNITA mostre (para além do que já está a mostrar) ao País como é a verdadeira Democracia

Anónimo disse...

sou uma jovem estudante na diaspora.
Nasci e cresci no seio do partido do galo negro...e com a cultura e conhecimentos que adequeri ao longo dos anos aventuro-me a afirmar que a melhor solução para o partido "UNITA" é Abel Chivukuvuku. Nós jovens ambicionamos por uma democracia que nos permita avançar e nos ajude a desenvolver o nosso país.voltando ao assunto que se está a tratar, queria salientar que com Isaías Samakuva o partido simplesmente "parou"!não nego a sua participação na importante passagem do partido para uma democracia interna mais aberta depois da morte do Dr Savimbi. Porém a UNITA como principal partido de oposição em Angola precisa de um líder mais dinamico,mais participativo nos "reais problemas" que o país atravessa!
Em suma acho que os delegados da UNITA deviam deixar o conservadorismo de parte e optar pela mudança, que no meu ponto de vista será benéfica para todos nós!
Obrigada

Anónimo disse...

sei que o blog, não é sitio proprio, mas nao pude ficar impavida e nao ajudar na divulgacao desta denuncia da TAAG!
como jornalista que é, peço-lhe que ajude também na divulgacao desta noticia para que mais e mais pessoas saibam e futuros passageiros possam reclamar os seus direitos!


Denuncia relativa a companhia de bandeira nacional, TAAG:


metade dos passageiros, do voo TAAG, que partiu de Lisboa para Luanda ontem, dia 17 de Julho 2007, por voltas das 13:00, chegou ao destino sem conseguir reaver a sua bagagem!!!
até hoje de manha a TAAG, nao informou os passageiros sobre o que realmente aconteceu e porquê? nem quando ou a que horas é que a bagagem vai chegar?! é um desespero que as pessoas viveram ontem e hoje de manha no aeroporto de Luanda, sem saber nada sobre as suas bagagens...
é um desrepeito total pelos passageiros, e os direitos dos passageiros onde é que ficam????
a TAAG aluga avioes e nao tem capacidade para sequer fazer chegar as bagagens ao destino!
uma verdadeira vergonha!!!
onde vamos parar??? e o que fazem ao dinheiro dos passageiros????


imaginem-se voçes nesta situação!

divulguem esta denuncia ao conhecimento da opinião publica e há que pedir explicações ao sr. director da TAAG, ao ministro dos transportes de Angola ou a quem de direito!!!

Anónimo disse...

sou uma estudante universitária da provincia de Cabinda acho para o bem de todos nós, o líder ideal para unita é o Abel Chivukuvuku inclusível para candidato apresidencia da República. caros Angolanos Pensem muito bem antes de votar.

Anónimo disse...

sou uma estudante universitária da provincia de Cabinda acho para o bem de todos nós, o líder ideal para unita é o Abel Chivukuvuku inclusível para candidato apresidencia da República. caros Angolanos Pensem muito bem antes de votar.