sexta-feira, dezembro 23, 2011

Ana Sousa Dias deixa o Jornal de Notícias

Ana Sousa Dias demitiu-se da direcção do Jornal de Notícias seis meses depois de ter assumido o cargo, em discordância com "parte da linha editorial", disse a jornalista à Lusa, sem especificar.

A notícia da Lusa, que a seguir se transcreve, chegou a ser colocada no site do JN. No entanto, certamente por critérios editoriais, foi retirada como a imagem documenta.

O director do jornal, Manuel Tavares, deu como explicação para a discordância "o enfoque dado pelo jornal a determinados conteúdos que foram capa do jornal". "Por exemplo, a comparação entre a aplicação dos fundos estruturais na região da Grande Lisboa e a sua dispersão pelo país, ou a comparação do custos da auto-estrada Lisboa-Cascais e Aveiro-Vilar Formoso", disse à Lusa o director da publicação.

Entre as razões de discordância, deixaram claro Ana Sousa Dias e Manuel Tavares, não esteve o carácter popular da linha editorial do jornal. "Isso já sabia quando me convidaram para o jornal e aceitei. Não é por causa do carácter popular", disse a jornalista.

Manuel Tavares recusou ainda que Ana Sousa Dias discordasse da reformulação gráfica e editorial que está a ser preparada no Jornal de Notícias e que será iniciada em Janeiro. "Ela participou activamente nesse projecto e estava de acordo com ele", disse.

Manuel Tavares sugere ainda que razões de natureza pessoal terão levado à saída de Ana Sousa Dias. "Tenho um modo de funcionamento especial, quando entramos em determinado tipo de discussões. Tiramos as divisas e a crítica é completamente aberta, pelo menos da minha parte. É uma forma de funcionamento que sei e compreendo que não seja fácil para a maioria das pessoas", explicou à Lusa.

Situações como estas, acrescentou o director do jornal, colocam "por vezes as hierarquias em demasiado pé de igualdade com os subordinados, a direcção com os seus comandados, eu percebo que não seja fácil e ela manifestou-me esse desconforto", acrescentou Manuel Tavares.

O lugar de subdirectora deixado por Ana Sousa Dias não será substituído na direcção do jornal.

A jornalista apresentou a sua demissão no passado dia 18, que foi agora aceite. Ana Sousa Dias não ficará a trabalhar no jornal e a sua saída será consumada "nos próximos dias".

Sem comentários: