terça-feira, janeiro 10, 2012

"Pentelhos” catroguianos valem ouro

Eduardo Catroga, político e economista de frondosa pentelheira social-democrata, vai ganhar um salário de 45 mil euros/mês, ou seja mais de 639 mil euros anuais, enquanto presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

Parece-me um ordenado até modesto para um país (isto é como quem diz) que só tem 800 mil desempregados, 20% de miseráveis e 20% de pobres.

Confesso que não tinha pensado em Eduardo Catroga para tão nobre função, nem sequer em Celeste Cardona, Paulo Teixeira Pinto, Rocha Vieira ou Braga de Macedo. Confesso igualmente a minha ignorância quanto à capacidade intelectual de Catroga ao nível da pentelheira política do PSD.

Ora uns, ora outros, todos gozam com a malta. Não é de agora que eles, sobretudo os que tiveram (ou querem voltar a ter) responsabilidades governativas nos últimos anos, brincam à tripa-forra e de forma – parafraseando José Lello – "foleira" com os pobres dos portugueses.

Recordam-se de Vitalino Canas, um dos mais acérrimos acólitos de José Sócrates (pelo menos enquanto ele foi líder), considerar que a proposta de Passos Coelho de reforço dos poderes do Presidente da República era uma matéria “acessória", que demonstrava um “pensamento vazio sobre a revisão constitucional” ou uma “agenda escondida”?

O léxico político-parasitário do reino soma agora mais um novo contributo com a iclusão dos “pentelhos” catroguianos. Recordem-se outros contributos: um primeiro-ministro (José Sócrates) que se vira para um deputado e diz: "Manso é a tua tia, pá!"; um deputado do PS (Ricardo Rodrigues) que rouba – ele chama-lhe “tomar posse” – os gravadores aos jornalistas que o entrevistavam, bem como as frases do tipo “espionagem política”, “sujeira”, “coscuvilhice” , “política de fechadura”, “terrorismo político” etc..

Mas da autoria de Vitalino Canas há mais. "É grave que o presidente do PSD, em vez de ter procurado em Madrid coordenar respostas contra a crise, tenha antes procurado salvaguardar os interesses de uma empresa espanhola contra os interesses de Portugal", disse e o dirigentes socialista, acrescentando, com a sublime e erudita capacidade que lhe é peculiar, que Passos Coelho "ajoelhou-se aos interesses de uma empresa espanhola contra o interesse nacional".

Soube-se depois que Passos Coelho terá estado de joelhos, mesmo que em Espanha, para melhor aquilatar da espessura “pentelhar” (talvez com o contributo de Eduardo Catroga esta palavra passe a ter cobertura do Acordo Ortográfico) do agora presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

E se António Barreto dizia que “o primeiro-ministro José Sócrates é a mais séria ameaça contra a liberdade, contra autonomia das iniciativas privadas e contra a independência pessoal que Portugal conheceu nas últimas três décadas”, o que dirá de Eduardo Catroga que graças à sua presumível vasta formação pilosa soma e segue na EDP?

“Quando se fazem balanços é, certamente, para realçar aquilo que se fez bem. E foram tantas as coisas que fizemos bem, que não temos de perder tempo com o que fizemos mal.”

Quando me desafiaram a dizer quem seria o autor deste tão brilhante espelho de uma governação ao estilo do Burkina Faso, calculei que teria sido Adolf Hitler ou um sucedâneo dos muitos que, infelizmente, ainda por aí andam. Só não pensei em Eduardo Catroga porque, na altura, desconhecia – repito - a sua capacidade intelectual ao nível da pentelheira política do PSD.

O autor da frase foi Vitalino Canas, então porta-voz do Partido Socialista de José Sócrates. Mas, como se comprova todos os dias, poderia ser qualquer um dos ilustres políticos do PS... D.

Ao que parece, até mesmo ao nível dos ditos pêlos púbicos é muito mais o que os une do que aquilo que os divide.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aspas nos pintelhos parece-me uma redundância.

Paulo F. Silva

Hernâni Von Doellinger disse...

Sugeres então, Orlando, a avaliar pelo último parágrafo, que PSD e PS se encontram unidos pelas respectivas pentelheiras. Estou a ver a coisa. É possível, é possível!...

Diogo Brás disse...

Comentário do Passitos no Twitter:

http://2.bp.blogspot.com/-N0foCpRbrPQ/Tw2CLfhx69I/AAAAAAAAADU/GvuU8hpPWDw/s1600/9871138_FtC8Z.jpeg