sexta-feira, maio 16, 2008

Alto Hama errou. Os desempregados não
são mais de 500 mil mas apenas... 427 mil

Tenho aqui escrito nos últimos dias que o número de desempregados em Portugal é nem superior a 500 mil. Estou errado, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE). Afinal, segundo dados hoje revelados, oficialmente (o que, aliás, não é sinónimo de verdade) são 427 mil.

A taxa de desemprego situou-se nos 7,6 por cento no primeiro trimestre do ano, o que traduz uma queda de 0,8 pontos percentuais face ao mesmo trimestre do ano anterior, indicou hoje o INE.

Os dados apontam para uma descida da taxa de desemprego de 0,2 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2007, quando a taxa se situou nos 7,8 por cento.

A população desempregada foi estimada em 427 mil indivíduos, menos 9,1 por cento que no trimestre homólogo e menos 2,1 por cento que nos três meses anteriores.

Por seu turno, o número de empregados aumentou 1,1 por cento, quando comparado com o mesmo trimestre de 2007, e subiu 0,1 por cento, relativamente ao trimestre anterior.

Sendo que o Governo prevê que a taxa de desemprego se situe nos 7,6 por cento no final do ano, podemos (quase) todos dormir descansados, embora tenhamos a barriga cada vez mais vazia.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Meu caro Orlando, eu não li o relatório mas de acordo com as tv's também não está muito correcto. segundo elas o relatório "ESTIMA" cerca de 427 mil desempregados.
Ou seja, podem ser mais, muito mas mesmo muito mais, ou se politicamente interessar manifestamnete menos!
Kandandu
Eugénio Almeida