domingo, maio 18, 2008

Smakuva promete dar aos angolanos
o que eles há muito tempo merecem

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, disse ontem em Luanda que o seu Partido tem no homem o centro das atenções para o programa de governo da mudança. Se as palavras corresponderem aos actos, os angolanos agradecerão, certamente.

Isaías Samakuva falava para militantes e simpatizantes da UNITA que se concentraram na sede municipal do Partido no Kazenga, numa cerimónia que serviu para a tomada de posse da Direcção Central do Processo Eleitoral, um órgão para a gestão da campanha do Galo Negro rumo às eleições de Setembro.

Na sua intervenção o líder da UNITA disse que o seu partido está apostado a oferecer aos angolanos uma mudança estável, tranquila e com serenidade, tendo no centro das atenções o homem. Gostei. A alternativa passa por isto, também por isto, mas não só por isto. Aguardemos mais algum tempo para ver.

Para Samakuva é preciso que o homem seja valorizado e dignificado, estando previsto no programa de mudança do seu Partido a criação de condições para uma melhor habitação, saúde e protecção do meio ambiente, bem como ensino para todos os jovens em idade escolar.

“Não vamos prometer um milhão de casas, para serem entregues às mesmas pessoas. Vamos construir habitação para todos aqueles que realmente necessitem dela, até lá no interior do país”, defendeu.

Caro presidente da UNITA. Não é “até lá no interior do país”. É sobretudo lá no interior do país, na Angola profunda. Na Angola real.


Samakuva disse também que o programa da mudança da UNITA prevê acabar com a famosa “gasosa”, que impede muitos jovens de terem acesso ao sistema de ensino, bem como a fragilidade de algumas autoridades. Segundo disse, o fim “da gasosa” passa pela remuneração justa dos funcionários, que hoje auferem um salário incompatível com o custo de vida.

E se os funcionários auferem “um salário incompatível com o custo de vida” que dizer da esmagadora maioria dos angolanos?


O Líder da UNITA sublinhou que o seu Partido está decido a mudar este estado de coisas, tendo lançado palavras de Ordem aos presentes de “mudança agora e já”; “mudança com democracia”; “Setembro – mudança”. “O nosso objectivo está à vista. É a mudança em Setembro”.

Samakuva apelou finalmente aos seus partidários para não responderem às provocações daqueles que querem perturbar o processo da mudança. “Não aceitemos as provocações. Tenhamos disciplina e coragem”, frisou o Presidente da UNITA sublinhando que a disciplina não significa ter medo.

“Ninguém deve intimidar-nos. Cada um que fique com o seu partido de escolha. Se é do MPLA que seja, se é da UNITA seja da UNITA”, disse Isaías Samakuva, num veemente apelo do respeito pela diferença.


Gostei. Só falta o resto. E o resto, mesmo não apostando (quanto a mim) em todos os Homens válidos que a UNITA tem ao seu dispor, é muito, muito mesmo.

Sem comentários: