quinta-feira, maio 29, 2008

Os “jornalistas” não estão preocupados
mas os Jornalistas, esses estão... e muito

A propósito do II Congresso Internacional de África Lusófono (http://pululu.blogspot.com/2008/05/revista-africanologia-apresentada-hoje.html), conta o meu amigo e Mestre Eugénio Costa Almeida que foi “obrigado” a registar “a troca de opiniões entre um dos prelectores e uma jornalista reconhecida no meio português, apesar de não ser portuguesa, sobre as relações entre o jornalismo e a área social a que a personalidade da mesa pertencia”.

Conta o Eugénio que, tanto quanto percebeu, “há – ou havia – uma excelente relação entre a área dela e os jornalistas mas já não existe – ou existe cada vez menos – essa boa relação entre a referida área sociológica e o meio jornalístico, leia-se, as empresas de comunicação”.

Hum! Será? Perguntei-me nesta fase da leitura do texto do Eugénio.

“Sinteticamente afirmou-se que o grande problema actual entre estes dois actores passa pelo facto de muitos jornalistas estarem a ser colocados de parte e substituídos por meros estagiários que cumprem, unicamente, as directrizes dos meios que os empregam, esquecendo-se, porque disso não foram ou não têm quem os ensine, a ética que deve nortear as relações que devem haver entre a imprensa e as diferentes áreas sociais, económicas ou quaisquer outras”, explica o Eugénio.

Não sei porquê, mas quando fizeram estas afirmações, o meu caro amigo Eugénio deve ter-se interrogado: “onde é que eu já li algo muito parecido?”.

Se calhar é pretensiosismo a mais, mas como sei que ele é leitor atento aqui da casa, até sou levado a concluir que terá dito: “Bem prega o meu amigo Orlando Castro”.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Assim não vale. Já agora não adivinhas por aí uns 5 nºs do Euromilhões. Também não quero todos para mim. Ficas com o primeiro prémio que eu com o 2º já lá posso chegar...
Kandandu
EA