segunda-feira, março 05, 2012

Descalcem-se. Será mais fácil contar até 12

A ex-ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, disse hoje que o que se passa fora de Lisboa "não chega a Lisboa como devia". Onde está a novidade? Lisboa é Portugal  o resto paisagem.

Gabriela Canavilhas comentava a falta de projecção da Capital Europeia da Juventude Braga2012. Tem razão, mas a verdade é que – ao contrário do que disse o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires - a comunicação social como funciona hoje não "tem a obrigação" de ser parceira na promoção das várias regiões.

A antiga responsável pela pasta da Cultura no Governo de José Sócrates que, segundo a Lusa, falava à margem de uma visita à Capital Europeia da Juventude, adiantou ainda que, "vivendo em Lisboa", sente "falta de um conhecimento mais aprofundado do que se passa no resto do país".

E assim vai continuar. Para além do que interessa ao umbigo dos donos dos jornalistas e dos donos dos donos, nada mais é merecedor do notícia.

Pelos exemplos que se seguem, retirados da Internet de forma aleatória, tudo se passa, em Portugal e no mundo, à margem. Calculo por isso que a margem seja o centro do mundo.

“O presidente do IDT falou à margem do Encontro Estratégico sobre Segurança Pública e Política de Drogas, no Rio de Janeiro, que reúne esta semana dezenas de ...”

“… disse à Lusa o presidente da ONG Viva Rio, à margem do encontro sobre Segurança Pública e Política de Drogas. Defensor da descriminalização da droga no ...”

“Guido Mantega, e o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, se encontrarão em Washington à margem das reuniões do FMI e do Banco Mundial ...”

“Obama e Erdogan, que se reuniram à margem da Assembleia Geral da ONU, "falaram sobre a necessidade de uma pressão maior sobre o regime (de Bashar Al-Assad), ...”

“O encontro entre Barack Obama e Mahmud Abbas decorrerá esta quarta-feira à noite em Nova Iorque, nos Estados Unidos, à margem de uma Assembleia-Geral da ...”

“Uma promessa reforçada à margem de um encontro esta semana, em Madrid, onde o executivo apresentou o livro "Como a Starbucks lutou pela sua vida sem perder ...”

“Estão também previstas várias reuniões bilaterais à margem dos trabalhos do encontro. A presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef, ...”

“A reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do chamado "Partenariado de Deauville", celebrada à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. ...”

“O presidente norte-americano vai encontrar-se com o presidente da Autoridade Palestiniana esta quarta-feira à noite à margem da Assembleia-geral da ONU que ...”

"O líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Jalil, afirmou ontem, durante reunião dos "Amigos da Líbia", à margem da Assembleia Geral ...”

Hugo Pires  mostrou também como pensam, se é que pensam, os responsáveis portugueses: "Por muito que a gente faça, que a população se envolva, o que não passa na televisão não acontece".

Ou seja, a comunicação social é apenas a televisão. E se assim é, então não se queixem. Continuem a descalçar-se para contarem até 12…

Sem comentários: