terça-feira, novembro 17, 2009

Em (bom) português se conjuga a face oculta

Angola, Guiné-Bissau e Moçambique seguem o exemplo da antiga potência colonial. Desceram quatro lugares na classificação do índice global de corrupção, enquanto São Tomé e Príncipe subiu 12 posições, segundo o relatório de 2009 divulgado pela Transparency Internacional.

A lista, divulgada anualmente, estima o grau de corrupção do sector público percepcionada pelos empresários e analistas dos respectivos países, e está organizada do menos corrupto (1.º lugar) para o mais corrupto (180.º), a que corresponde uma escala de 10 pontos (livre de corrupção) a zero pontos (muito corrupto).

Entre os países de expressão portuguesa, Angola e Guiné-Bissau ocupavam em 2008 a posição 158 e encontram-se agora no posto 162 com 1.9 pontos.

De acordo com a Transparency Internacional, "apesar do seu potencial para gerar fortes rendimentos, que poderia aumentar o desenvolvimento social, estes países não conseguiram traduzir a sua riqueza em programas sustentáveis da redução da pobreza".

"Em vez disso, os altos níveis de corrupção na indústria extractiva contribuem constantemente para a estagnação económica e desigualdade e para o conflito", lê-se no relatório.

No ranking da percepção da corrupção, Moçambique surge na 130ª posição (2.5 pontos), enquanto ano passado estava no posto 126.

Timor-Leste desceu um lugar na classificação, estando agora no posto 146 (2.2 pontos), posição que partilha com a Serra Leoa, a Ucrânia e o Zimbabué.

A maior subida entre os países de expressão portuguesa registou-se em São Tomé e Príncipe que passou do lugar 123º para o 111º, com 2.8 pontos. O Brasil registou uma subida de cinco pontos e ocupa este ano o lugar 75 (3.7 pontos).

O segundo país de expressão portuguesa melhor cotado pela Transparency Internacional é Cabo Verde no posto 46 (5.1 pontos), uma posição acima da registada em 2008. Portugal aparece em primeiro lugar entre os lusófonos na posição 35, sendo que o ano passado estava na 32ª posição.

A Transparency Internacional destaca no relatório que Cabo Verde é, a par do Botsuana e das Maurícias, um dos três países da África Subsaariana com uma cotação superior a cinco valores.

Macau, Região Administrativa Especial da China, manteve a mesma posição do ano passado, ocupando o lugar 43, com 5.3 pontos.

De acordo com a presidente da Transparency Internacional, Hugette Labelle, a "corrupção requer alta supervisão dos parlamentos, um bom sistema judiciário, agências anti-corrupção, vigorosa aplicação da lei, transparência nos orçamentos públicos, bem como espaço para meios de comunicação social independentes e uma sociedade civil activa".

"A comunidade internacional tem de encontrar formas eficazes de ajudar os países devastados pela guerra para desenvolver e manter as suas próprias instituições", defendeu.

2 comentários:

Anónimo disse...

" Se uma nação espera ser ignorante e livre, espera o que nunca foi e o que nunca será, as pessoas nunca podem estar em segurança sem informação. Onde a imprensa é livre e cada homem capaz de ler, tudo está salvo" - Thomas Jefferson.
"Em nada do que se vê num jornal se pode acreditar presentemente. A comunicação com as massas não é boa nem má, é apenas uma força, como qualquer outra força, pode ser bem ou mal usada. Pode ser utilizada como um benefício ou como uma arma mortífera. Nos Países de leste e ou totalitários, os Media são censurados políticamente pelo Estado. Nos Países Ocidentais, Democráticos os Media são controlados pela "Elite do Poder".
Aldous Huxley Mundo Novo.

Penso que está tudo dito. Falta é saber quando é que chegamos à censura política dos Estados Totalitários!... já vamos a mais de meio caminho. Está tudo oculto!

ana disse...

orlando, eu sei que talvez não venha a propósito, mas foi-me lançado um desafio e ficou-me esta curiosidade. sei que tem muito para dizer e sou curiosa
aviso - a culpa é do carlos!!!!