segunda-feira, julho 18, 2011

Dirigente do PSD/Madeira insulta jornalista

O secretário-geral do PSD/Madeira, Jaime Ramos, insultou hoje o jornalista Élvio Passos quando este, ao serviço do “Diário de Notícias” do Funchal, compareceu a uma conferência de imprensa daquela estrutura regional do PSD.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) portugueses repudia o ocorrido e vai pedir (como se adiantasse alguma coisa) a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

O SJ, em comunicado que a seguir se transcreve na íntegra, expressa publicamente total solidariedade ao jornalista Élvio Passos (como se adiantasse alguma coisa), que é também membro da Direcção Regional do Sindicato, e considera que tanto o jornalista ofendido como o jornal para que trabalha são “credores de uma retractação pública por parte de Jaime Ramos e da Direcção do PSD/Madeira”.

Eis o comunicado:

“1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia veementemente os graves insultos proferidos hoje pelo secretário-geral do PSD/Madeira, Jaime Ramos, contra um jornalista ao serviço do “Diário de Notícias” do Funchal e a inaceitável exclusão desta publicação de uma conferência de imprensa. O SJ exige uma retractação pública por parte da Direcção regional do PSD e vai pedir a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

2. De acordo com o relato feito na edição electrónica do “Notícias” pelo visado, o jornalista Élvio Passos, a conferência de imprensa daquela estrutura regional do PSD foi dada como suspensa logo que aquele dirigente deu conta da presença do “DN” da Madeira, com a alegação de que não se encontrava convidado. Jaime Ramos distribuiu aos restantes jornalistas a documentação de suporte ao encontro, excluindo deliberadamente o nosso camarada.

3. Tal atitude traduz uma clamorosa e ilegal discriminação de um órgão de informação num acontecimento por definição aberto à generalidade dos órgãos de comunicação social, como é o caso de uma conferência de imprensa, e para a qual o DN da Madeira tinha recebido convocatória.

4. Ainda de acordo com o mesmo relato, insatisfeito com a atitude ilegal e prepotente de discriminação do DN/Madeira, o secretário-geral do PSD dirigiu ao nosso camarada um conjunto de insultos, recorrendo a linguagem vernácula e soez e a expressões atentatórias da sua dignidade pessoal e profissional.

5. A Direcção do SJ expressa publicamente total solidariedade ao jornalista Élvio Passos, que é também membro da Direcção Regional do Sindicato, bem como a todos os jornalistas ao serviço do “DN”/Madeira, instando-os, tal como a todos os nossos camaradas noutros órgãos de informação na Região Autónoma da Madeira, a resistir a comportamentos como este.

6. Sem prejuízo das iniciativas de natureza judicial que o nosso camarada entenda tomar contra o dirigente e deputado regional (aliás, líder do respectivo grupo parlamentar na Assembleia Legislativa Regional), para as quais o Sindicato disponibiliza o adequado apoio jurídico, a Direcção do SJ considera que Élvio Passos e o DN/Madeira são credores de uma retractação pública por parte de Jaime Ramos e da Direcção do PSD/Madeira.”

Sem comentários: