terça-feira, março 17, 2009

E assim se vê o princípio do fim da UNITA

Ao ver e ouvir a intervenção no programa Prós e Contras, da RTP, do delegado/representante da UNITA em Portugal, fiquei com a nítida percepção de que algo vai mal, muito mal, pessimamente mal, no partido fundado por Jonas Malheiro Savimbi.

Apesar de o programa ter sido montado para, com uma outra excepção que confirma a regra, ser mais uma montra de apologia, por vezes demasiado subserviente, do regime angolano, a oportunidade poderia e deveria ter sido aproveitada para mostrar a outra face de Angola.

Não foi isso que aconteceu. E como me diziam alguns portugueses que ao meu lado assistiram ao programa, para além de tudo ser bom em Angola – inclusive a corrupção -, ficou claro que a UNITA não é alternativa e que – cito um deles – “se calhar até deveria ter tido bem menos do que os 10% de votos que teve nas legislativas”.

Se Isaac Wambembe é o melhor que a UNITA tem para chefiar uma delegação, ou uma representação, em Portugal, o melhor é Isaías Samakuva encerrar por falência intelectual e política essa representação e, ainda, pensar em fazer a mesma coisa relativamente ao próprio partido.

Numa altura em que a UNITA precisa de se reafirmar como séria e competente alternativa ao MPLA, assiste-se ao seu ébrio suicídio. Aguinaldo Jaime, representante oficial do Governo angolano (todo os outros protagonistas principais eram representantes oficiosos), teve aliás a elevação ética de não amesquinhar o seu compatriota da UNITA, o que pederia facilmente fazer se tivesse dirigido qualquer questão a Isaac Wambembe.

Mas, como tenho dito aqui várias vezes, se é isto que Samakuva quer, quem sou eu para contestar uma estratégia de destruição da UNITA, feita de uma forma muito mais eficiente do que aquela idealizada pelo próprio MPLA.

6 comentários:

Anónimo disse...

A UNITA hoje não vale absolutamente nada. Vao apanhar trombose aqueles que esperam um dia a Unita ser alternativa. Talvez na próxima reencarnação. Quanto nós por cá só esperemos que nas eleições legislativas obtenha menos de 0,5 porcento de votos para ser legalmente extinto, porque de facto já está extinto. QUEM VIU A UNITA, E QUEM VÊ A UNITA HOJE, chega à conclusão de que a Unita era 99,9% SAVIMBI.

Anónimo disse...

Isto só mostra o que sempre foi evidente para muita gente. A UNITA nunca foi um movimento com a dimensão e a capacidade ideológica do MPLA. Goste-se ou não deste partido/movimento guerrilheiro (o MPLA) foi sempre o único com alguma carga ideológica de qualidade e apesar de ter sido tomado de assalto por oportunistas continua a ter no seu seio gente de qualidade. Aliás de outra forma não poderia ser, certamente que Gentil Viana, Mário Pinto de Andrade, só para citar dois históricos, teriam forçosamente de lá ter semeado alguma coisa de jeito.
Lembro-me de 1m 19992 ou em 1994, agora já não sei ao certo, de ouvir o Savimbi a vociferar na VORGAN diatribes contra à mulataria de Luanda. Mas foi esta "mulataria", negros, mulatos e brancos, resultado da mistura cultural das diversas culturas africanas daquela região com a cultura portuguesa que desenvolveu o conceito de angolanidade. O conceito de Angola só aconteceu como resultado da colonização portuguesa e em contraponto a esta. Os outros dois movimentos têm um carácter mais localizado e como tal mais tribal e hoje, passado muitos anos, continua-se a constatar tal falha ideológica e conceptual.
Qualquer renovação política terá de facto de sair do seio do MPLA, precisamente por este ter tido na sua génese ideólogos de qualidade. O que em certa medida quase destruiu este partido foi o ter-se virado para o comunismo e posteriormente ter abraçado o capitalismo selvagem; como já afirmei antes são puras manifestações de oportunismo político no seu pior. Mas desconfio que lá no fundo, possivelmente bem no fundo do MPLA, ainda existirão referências históricas que poderão levar a uma mudança ou então a dissidências, como já se constata com os Pinto de Andrade.
A FNLA e a UNITA estão condenadas ao anonimato político.

Anónimo disse...

O problema é que Isaac Wambembe mostrou que o seu problema não era não saber o que dizer. o problema é que mostrou não estar em condições ao ponto de alguns dos presentes, claramente próximos da UNITA, se terem oferecido para falar em vez dele...
Eu estive lá e assisti, desgostosamente, ao papel dele e como foi sorridentemente - leia-se, outra coisa - olhado por pessoas da JMPLA (alguns com a minha idade ou idade para serem meus irmãos bem mais velhos) e por outras pessoas, incluindo da produção que foram obrigados a lhe ofertar um café.
Lamento que a UNITA esteja tão bem entregue. É por essas e por outras que vejo alguns dos meus "amigos partidários" mudarem de poiso e de ambiente partidário...
Abraços
ELAN

mafegos disse...

Realmente a intervenção do representante da Unita,foi ridicula,o tipo estava a ler o que lhe escreveram,se calhar até foi o Aguinaldo que lhe deu o papel e ver as cambalhotas da Fatima Roque,uma tristeza.

Anónimo disse...

Vergonhosamente vergonhosa,
Como é possível em pleno Sec. 21 tal postura?

Por favor demitam-se

Anónimo disse...

EXIGIMOS A SUBSTITUIÇÃO DO REPRESENTANTE DA UNITA EM PORTUGAL POR UM MAIS CAPACITADO.