quinta-feira, março 19, 2009

Quando será que a UNITA deixará
o “Mais Velho” descansar em paz?

A RTP/Memória apresenta no próximo dia 21 às 00.21 horas, no programa Panorâmicas, de Samuel Costa, um debate sobre a guerra em Angola, tendo como ponto de partida uma reportagem do jornalista Cândido de Sousa, efectuada em 1981, junto da UNITA.

Tanto quanto se sabe o programa inclui uma entrevista (esperemos que, pela hora, não seja em directo) com o representante da UNITA em Portugal, Isaac Wambembe.

Depois do que se viu (mas sobretudo do que se não viu mas que, de facto, se passou) no programa Prós e Contras, transmitido segunda-feira pela RTP, pior não deve ser esta anunciada presença de Isaac Wambembe, um delegado que parece estar de pedra e cal e ter toda a confiança da Direcção da UNITA.

Na passada segunda-feira, o problema não foi – apesar de ter sido – o facto de Isaac Wambembe mostrar que não sabia o que ali estava a fazer.

A assistência afecta ao MPLA teve múltiplos orgasmos quando viu que, apesar de não estar em condições psico-somáticas, Isaac Wambembe teimou em falar.

Nem mesmo a insistência de outros elementos afectos à UNITA evitou que Isaac Wambembe levasse à cena aquela burlesca tragicomédia que, por ser de tão fraca qualidade, até mereceu a comiseração do próprio representante do MPLA, Aguinaldo Jaime.

Até a própria produção do programa deu uma ajuda para remediar os estragos, procurando com café diminuir os visíveis e notórios resultados de alguns excessos da fermentação do malte.

Mas como aqui tenho dito, mesmo antes do que se passou na RTP, se é esta a imagem que Isaías Samakuva quer do seu partido, não há sobriedade que resista.

Se uns traíram Jonas Savimbi levando à sua morte física, outros teimam agora em assassinar o seu espírito. Quando será que, de uma vez por todas, os homens da UNITA vão deixar o Mais Velho descansar em paz?

2 comentários:

Anónimo disse...

Assassinos a darem uma de inocentes....

Anónimo disse...

O senhor Orlando tirou-me a palavra do dedo na tecla. tinha receio de antes publicar isso: o senhor Isaac Wambembe presume-se que no prós e contra estava sob efeito de coisas amargas,um bom vinho ou cervejas, porque não sob efeito de uma liamba ou coisa parecida... Não é normal um Isaac de um momento para outro virar gago, ainda mais num debate tão importante, e num espaço de tirar proveito.