domingo, março 15, 2009

Responsável da UNITA em Portugal
saberá o que Muangai representa?

O representante da UNITA em Lisboa, Isaac Wambembe, apelou ao reforço das relações bilaterais em todas as áreas entre Portugal e Angola, durante as comemorações da fundação daquele partido angolano.

A este propósito, não sei as razões porque Isaac Wambembe, entre outros, (ainda) não assinou a petição ao presidente da República de Angola para que autorize a exumação dos restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi, para que sejam entregues à família e se possam realizar as exéquias que esta pretende.

"Comemoramos a data do aniversário da fundação da Unita, em 1966, por Jonas Malheiro Savimbi, que morreu em combate, com este apelo ao reforço da cooperação em todas as áreas, mas principalmente nos sectores da saúde, educação e transportes", afirmou Wambembe.

A Unita foi fundada em Muangai, Leste de Angola, pelo ex-líder do denominado movimento do "Galo Negro", Jonas Malheiro Savimbi.

(Ver «
Muangai, 13 de Março de 1966 - O passado ou ainda o futuro?» e também «Adiada, mais uma vez, a honra de Muangai»)

No dia 13 de Março de 1966, Savimbi, dissidente da FNLA, funda, no interior de Angola, a UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, o terceiro movimento de libertação que envereda pela luta armada no território.

O ponto de partida do movimento definira-se a 11 de Dezembro de 1965, em Brazzaville, com o lançamento do manifesto Amangola.

Jonas Savimbi morreu aos 67 anos no dia 22 de Fevereiro de 2002, abatido com 15 tiros no sul de Angola por tropas governamentais que integravam oficiais superiores que tinham desertado da UNITA.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Provavelmente ainda não lhe deram acesso à Internet...
Kdd
EA