quinta-feira, março 26, 2009

Em todos os anos existe o dia 27 de Maio

Angola votou, o MPLA ganhou e agora a comunidade internacional dorme descansada. Com a maioria absolutíssima conseguida, o MPLA faz o que quer, quando quer. É a democracia, dirão os adeptos do MPLA, é a porta da ditadura, digo eu que estou fora de Angola. Se lá estivesse ou estaria calado ou corria o risco de chocar com uma bala.

Um dos primeiros passos do MPLA é rever a Constituição e dar-lhe a força necessária a um regime que uns chamam de democrático, outros de musculado, outros de autoritário mas que, em síntese, visa ainda mais o reforço da concentração de todos os poderes nas mãos do Presidente da República.

De forma eufemística, ao estilo de onça escondida com o rabo de fora, o MPLA fala de regime semi-presidencialista, mas a verdade é que será ainda mais presidencialista e ponto final.

Falar de semi-presidencialismo quando o presidente é o chefe do Estado e do Governo, é detentor de quase 100% do Produto Interno Bruto, é gozar com a chipla de pelo menos 80% dos angolanos que votaram no MPLA. Não percebo, aliás, qual é a diferença prática entre um regime com estas características e uma qualquer ditadura.

É claro que os angolanos não podem dizer livremente estas coisas. São livres, isso sim, de dizer o que o regime quer. Fora disso, cuidado. Mesmo no seio do MPLA o cuidado impera. É que todos os anos existe o mês de Maio e o dia 27.

Ao contrário do que afirma o governo de Lisboa, o que se passou em Angola não se traduziu na implantação da democracia, muitos menos na sua fortificação. Tudo se resumiu à continuação da ditadura que foi implantada em 1975, também aí por obra e graça de Portugal.

Sendo verdade em qualquer parte do mundo que o poder corrompe e que o poder total corrompe totalmente, não é difícil ver como será Angola nos próximos quatro anos que, aliás, se somam aos 33 que o MPLA já levava no poder.

3 comentários:

Anónimo disse...

iCertissimo!
Porra! mas que bruta ditadura da loucura. Isto está muito mau,pior que a Noite dos Facas Longas. Mais 28, 29, 30 de Maio.

Quem ainda acredita na África Negra só aventureiros. Investir? não me façam rir.

Anónimo disse...

Como é possível, que ditadores não ham conciência perante um olhar como este desta lindíssima criança!? Como é possível que um homem como outro qualquer africano desperdice e esbanje à sua mesa, quando crianças como esta, mais pessoa do que o ditador angolano, como possível que vivam na misé ria filhos de um território tão rico como Angola? Povo angolano acordai. Não deixem que os vossos filhos e as vossas crianças sejam vítimas de ditaduras e da loucura descontrolada de insanos algozes. E que sejam as imagens da outra Angola, da Angola real, como esta linda criança, o futuro dela está nas vossas mãos defendam-na.

Anónimo disse...

Olho e olho e volto a olhar para esta linda criança e correm-me lágrimas pelo meu rosto, não sei se é dos seus bonitos olhos, não sei se é do seu gesto de inocência e timidez, não sei se é pela sua infância sofrida, não sei se é a sua inocência que espera o melhor dos adultos, e que tudo que lhe oferecem é um prato de lata com vinte feijões. Mas, no confrontar as duas imagens, a do ditador, e a de um menino, só consigo exprimir as palavras "meu Deus como é possível?".
Que está acontecer há trinta anos com o povo em Angola?