quinta-feira, janeiro 31, 2008

600 mil pessoas traficadas na Europa

Mais de 600 mil pessoas são traficadas anualmente dentro do território europeu, um cenário que a Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, que entra em vigor amanhã, quer combater. Isso não impede os europeus de, ao velho estilo, dar lições aos outros neste e noutras matéria.

"Finalmente, a Europa tem uma arma eficaz contra a escravatura moderna", afirmou hoje o secretário-geral do Conselho da Europa, Terry Davis. Armas eficazes a Europa sempre teve, embora poucas vezes as tenha utilizado como deve.

O documento é, segundo o secretário-geral, "um marco dentro dos esforços da Europa para bloquear esta situação escandalosa". Quase apetece dizer “porreiro pá!”.

Mais de 80 por cento das vítimas de tráfico humano na Europa são mulheres e crianças, das quais cerca de 70 por cento são forçadas a prestar serviços de natureza sexual, referiu o mesmo responsável.

Outras vítimas, na Europa, são vendidas para exploração laboral, adopções ilegais e transplantes de órgãos.

"Depois do tráfico de armas e drogas, o tráfico de seres humanos é a terceira actividade criminal mais lucrativa no mundo inteiro", destacou Terry Davis.

E assim se faz a história do velho continente que teima, em tantas e tantas coisas, dar lições a África sem olhar para si.

Sem comentários: