quarta-feira, janeiro 09, 2008

Fernando Lello, Cabinda e Eduardo dos Santos

Este caso do jornalista Fernando Lello tem coisas muito curiosas, primeiro é que se o Fernando Lello comete um crime em Cabinda devia ter sido preso em Cabinda, julgado em Cabinda e não trazido aqui para Luanda, ele que é civil posto numa cadeia militar.

A segunda questão é que de facto este crime contra a segurança de estado é um crime típico para os cabindas. Isto resulta desta famosa pacificação de Cabinda, acho que o governo não consegue encontrar formas de pacificar Cabinda, não consegue encontrar uma solução para Cabinda.

Primeiro porque se nega a admitir que Cabinda é um problema, logo a dificuldade de encontrar uma solução para tal, e qualquer coisa que se faça; apesar do discurso do Presidente da Republica falar em liberdade de expressão, as pessoas poderem exprimir as suas ideias, em Cabinda isso é um pecado mortal.

Ninguém pode dizer aquilo que pensa, sobretudo, quando se trata de falar deste processo de paz, deste memorando de entendimento, quer dizer este «bento-bembismo» que foi instalado em Cabinda, é crime.

O Fernando Lello peca por ser Cabinda, e isto é grave porque isto vai afastando mais os cabindas das outras pessoas.

Quem assim fala é Raul Danda, activista dos direitos humanos. Mais palavras para quê?

Sem comentários: