segunda-feira, janeiro 21, 2008

Samakuva, Paihama, os porcos e os cães

Enquanto o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, quer mudar o regime para que a maioria dos angolanos que são pobres e vivem num país rico, deixem de ser pobres, o Ministro da Defesa de Angola, Kundy Paihama, depois de ter há uns anos aconselhado o povo a comer farelo porque “os porcos também comem e não morrem”, diz agora que “dorme bem, come bem e que o que resta no prato dá aos cães e não aos pobres”.

Enquanto para Isaías Samakuva “é preciso que haja vontade de correr e ganhar o desafio, é necessário que todos participem da corrida para que possamos andar todos na mesma cadência e atingirmos todos o objectivo que é tomar o rumo das nossas vidas, tomar o rumo do nosso país”, Kundy Paihama diz que semanalmente manda um avião às suas fazendas buscar duas cabeças de gado; uma para si e para os seus filhos e outra para os seus cães.

Enquanto o presidente da UNITA quer mudar tudo, não acabando com os ricos mas, isso sim, acabando com os pobres; enquanto luta para que o seu partido se preocupe com os milhões que dividem o nada com o pouco, Kundy Paihama trata esses milhões abaixo de cão, já que a estes não falta comida.

Eu sei (e felizmente são muitos os que também sabem, embora sejam poucos os que se atrevem a dizê-lo) que Kundy Paihama continua a pensar que existem angolanos de primeira e de segunda, estando entre os dois os seus cães. Continua a pensar que uns são pessoas e que os outros são kwachas, estando entre os dois os seus cães.

Por nada terem a ver com esta “guerra”, as minhas desculpas ao presidente da UNITA, aos porcos e aos cães por os ter colocado lado a lado com essa coisa que dá pelo nome de Kundy Paihama e cujas semelhanças com gente são mera coincidência.

Sem comentários: