sexta-feira, janeiro 11, 2008

O pior da Lusofonia são os seus políticos


«O pior de Angola são os seus políticos» diz o escritor José Eduardo Agualusa em entrevista ao Semanário Angolense. Poderá lá ser? E não pode porque, digo eu, Angola não tem políticos, tem é bandoleiros em lugares políticos. Salvam-se algumas excepções que certamente há em todos os partidos mas que não enumero porque – reconheço – não me consigo lembrar de nenhuma.

Mas, fiquemos descansados que o problema não é só de Angola. Aplica-se a todos os países lusófonos, de Portugal a Timor-Leste.

“O que ele não suporta é a independência dos outros, das pessoas, das organizações, das empresas ou das instituições”, afirma o sociólogo português António Barreto.

Estará a falar de Eduardo dos Santos? De Nino Vieira? De Ramos Horta? Não. Por sinal está a falar do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

Ele “não tolera ser contrariado, nem admite que se pense de modo diferente daquele que organizou com as suas poderosas agências de intoxicação a que chama de comunicação”, assegura António Barreto.

Estará a falar de Pedro Pires? De Lula da Silva? De Fradique de Menezes? De Armando Guebuza? Não. Por sinal está a falar do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

“No seu ideal de vida, todos seriam submetidos ao Regime Disciplinar da Função Pública, revisto e reforçado pelo seu governo”, acrescenta António Barreto.

Estará a falar de Isaías Samakuva? De Afonso Dlakhama? De Mari Alkatiri? Não. Por sinal está a falar do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

Portanto, caro José Eduardo Agualusa, o pior da Lusofonia e não apenas de Angola são os seus políticos.

Sem comentários: