terça-feira, janeiro 29, 2008

(Re)modela enquanto não te (re)modelam

É possível (embora eu não creia) que os portugueses tenham o conjunto de ministros (que não um Governo) que merecem. Seja qual for o caso, a verdade é que a democracia, tal como grande parte do país, continua enferma. Ao contrário dos países de sucesso, o Governo aposta em inverter as regras, e atira para os subalternos a responsabilidade que é dos chefes.

O país está derrapar? Mudam-se os ministros. O país continua a derrapar? Mudam-se os ministros. O país bateu no fundo? Mudam-se os ministros. Quando será que alguém (o presidente da República, por exemplo) explica ao primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa que a crise não se resolve substituindo ministros?

A crise só tem algumas hipóteses de ser resolvida se se substituir o próprio primeiro-ministro.

Como primeiro-ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está a ser uma solução para o problema mas, isso sim, um problema para a solução, mesmo quando mascara a incompetência substituindo alguns ministros.

As sombras que acompanham José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, tal como as que acompanharam ­– por exemplo - os últimos anos de Cavaco Silva na chefia do Governo, estão sempre de acordo com o chefe... pelo menos enquanto ele o for. Nenhuma sombra lhe vai dizer que, afinal, conhecer as cores do arco-íris não faz de ninguém um pintor.

E, também grave, é o facto de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa escolher alguns bons ministros mas para ministérios errados. Se esta (re)modelação “socretina” fosse seguida pelo treinador do Manchester United, lá teríamos o Cristiano Ronaldo a jogar na equipa de basquetebol.

Assim, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa lá vai «cantando e rindo» enquanto, cada vez mais, o país chora. Lá vai auto-elogiando os seus amigos, um pouco ao estilo (para muito pior, reconheço) de António Guterres que chegou a prometer ir às «fuças» da Direita.

No entanto, quando der por isso, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa verá que é país (e o próprio o PS) a ir-lhe às «fuças».

1 comentário:

Anónimo disse...

Para começar a Unita,tem que eleger outro lider.
A meu ver,porque não o Abel Chivu kuvuko?