Antes da chegada ao poder de Pedro Miguel Passos Relvas Coelho, quando se abria o portal do Governo português, na secção Lusofonia (http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Lusofonia) encontrava-se o seguinte: “Mais virado para as notícias sobre cada um dos países lusófonos, encontra-se o portal Portugal em Linha.”
Nada disto hoje existe. Ao clicar no referido link surge a indicação de página não disponível, erro 404.
Se mesmo na vigência da referida página, eu dizia que apesar desse reconhecimento ao Portugal em Linha, o Estado português (e aqui não é uma questão de governo) nunca se dignou apoiar este portal único no contexto da Lusofonia, nem sequer outras iniciativas do mentor deste já histórico projecto, o António Ribeiro, o que poderei hoje dizer?.
É de facto pena que os ilustres protagonistas dos areópagos políticos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (com Portugal à cabeça) não queiram ver o contributo ímpar que o António Ribeiro deu, dá e continuará a dar à Lusofonia.
E é este mesmo António Ribeiro o “maluco” que aguenta o barco, eu diria porta-aviões, que dá pelo nome de Notícias Lusófonas.
Ainda pouco se falava de Lusofonia quando, em finais de 1996, o António Ribeiro decidiu criar, na Internet, um espaço privilegiado para a comunicação entre todos os falantes da língua de Camões, independentemente do local de habitação.
Mercê do apoio dos visitantes e sempre atento às suas aspirações, o António Ribeiro, com o seu Portugal em Linha, foi desenvolvendo novas secções e novos serviços.
Mas faltava ainda algo que, mesmo noutros serviços ou jornais existentes, ainda não estava concretizado: Um espaço de notícias para toda a Comunidade Lusófona.
Assim, em 1997, nascia o Notícias Lusófonas. Desde essa data publicou, primeiro mensalmente, depois quinzenalmente e, por fim - sempre respondendo às solicitações dos leitores - semanalmente, uma súmula de notícias acerca do que ia acontecendo um pouco por todas as Comunidades Lusófonas.
Sempre animado da sua velha (mais sempre nova) paixão pela Lusofonia, o António Ribeiro resolveu renovar o Notícias Lusófonas e fazer - uma vez mais - o que não existe em toda a Comunidade Lusófona: um jornal (digno desse nome) online com notícias dos vários países lusófonos e das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, com actualização dinâmica e diária, contendo ainda entrevistas e artigos de opinião.
Já que os países da CPLP têm dificuldade em agradecer a todos os que levam a carta a Garcia, premiando com extrema facilidade todos aqueles que a deitam na primeira valeta que encontram, eu continuo (assim como os milhares de leitores diários do NL) a dizer Obrigado António.
Sem comentários:
Enviar um comentário