sexta-feira, dezembro 21, 2007

… E se é Natal, a saudade castiga mais (III)


Vão, necessariamente, falhar muitos, muitos mesmo. Mas, mesmo assim, arrisco. Estes foram alguns dos que me ajudaram na iniciação ao Jornalismo, radiofónico no caso: Alexandre Caratão, Carlos Sanches, Fernando Pereira, Fernando Antunes (Congo), Ribeiro Cristóvão, Carneiro Gomes, Raul Governo, José Centeno, Américo Alves, Óscar Coelho, Carlos Rebelo, Artur José… (se alguém me quiser ajudar, força). Rádio Clube do Huambo – Uma voz portuguesa em África.

2 comentários:

Camilo disse...

Orlando, Orlando...
Convivi com todos estes de perto.
Que saudades quando vi aqui estes nomes...!
Fiz a caricatura mais fantástica do "Congo", numa página humorística, onde gozava com ele sobre as reportagens da "Volta em bicicleta".
Alexandre Caratão, Carlos Sanches "Uma voz portuguesa em Ágfrica"...
Sabes,como era o responsável pela Secção de Acção Psicológica, na EAMA, era eu quem fazia a locução dos programas da Guarnição Militar de Nova Lisboa:
"ALVORADA" e "SENTINELAS DO PLANALTO".
Fazia o guião, a música e a locução.
Tinha que me levantar cedinho para ir para o Rádio Clube.
Fiquei derretido de saudades.
Nova Lisboa ficou-me no coração.
Quando vi as fotos do Liceu... fiquei sem fôlego.
E... tenho medo que uma lágrima marota começe a correr.
E... aumente a minha ira (para não dizer:RAIVA)!!!
Orlando, Orlando... sou um saudosista.
Nunca deixarei de o ser.

Camilo disse...

Evidentemente que a actual fachada do Rádio Clube do Huambo chocou-me.
Fiz muitas partidas ao Ribeiro Cristóvão quando ele fazia os programas nocturnos.
Eu, o Lucas e o Russo,imitávamos bem os "patrícios" e então, concorria-mos ao programa.
"Eu giosta muito do Sétúpe (7 UP)
Quando passa no garganta
desentupe!"
Outras vezes:
"- Eu quer falar c'o branco que está a falar estas quésas.
Eu quére concurso, tá... tá lá?... é o João Quimbando,do Mungunéne..."
Orlando, Orlando,era um fartote... tudo numa boa...
Milhares de malta assistiam, pois sabiam que eu, ou o Lucas ou o Russo iríamos entrar no concurso...
Uma noite, após um "telefona" que ficou na "história", tal a brincadeira e o "diálogo", o Ribeiro Cristóvão desconfiou que fui eu quem telefonara.
O Carneiro Gomes avisou-me:
"-Olha que o Ribeiro Cristóvão desconfia que foste tu quem telefonou ontem à noite e está chateado. Até ameaça acabar com o programa!"
Ficou tudo em bem, claro.