sábado, dezembro 08, 2007

Fazer ou não fazer? Se não fizer não erra!

A propósito da grave argolada do Público, que deu em Manchete a vitória de Hugo Chávez no referendo quando o que se passou foi o contrário, tomei a liberdade da comentar o assunto no http://mediascopio.wordpress.com/.

Tratando-se de uma opinião polémica, como a seguir se verá, não falta quem me queira lançar as feras, ou às feras. Falta-lhes, contudo, a coluna vertebral. Falam, falam (sempre pelas costas) mas ainda não descobriram a melhor forma de atirar a pedra e esconder a mão. Mas lá chegarão.

Eis o que escrevi: Foi um erro grave? Claro que sim. Importa, no entanto, não esquecer que há uma diferença (substancial, digo eu) entre o que se perde por fracassar (foi o caso) e o que se perde por não tentar (não foi o caso). Aliás, conheço alguns jornalistas que nunca erram. E não erram por que nada fazem. E, de facto, a melhor forma de não errar é não fazer…

Afinal, parece que tenho (alguma) razão. Os críticos da caserna, dos copos nos bares in do Porto, e de algumas comunidades íntimas, para não errarem não assumem. Aí está, a melhor forma de não errar é não fazer. E não errando podem sempre apontar os erros aos outros que, fazendo, assumem o risco.

Sem comentários: