segunda-feira, dezembro 24, 2007

O poder do PS acima de tudo
- José Sócrates, Vara e Alegre

José Sócrates, com a notável ajuda de Jorge Sampaio (recorde-se), arrumou o PSD e o PP. Depois disso chegou a vez de arrumar o próprio PS. O líder continua a ser, para usar as palavras de Manuel Alegre, “teimoso” e “arrogante”.

Na altura em que era ministro do Ambiente, Agosto de 2001, José Sócrates foi qualificado por Manuel Alegre como "teimoso", "obsessivo" e "arrogante" por não querer que Portugal abandonasse progressivamente a co-incineração em cimenteiras.

"Não há racionalidade capaz de o convencer Sócrates", declarou na altura Manuel Alegre ao PÚBLICO, lamentando que o carácter do ministro o impeça de reconhecer a "clara contradição" entre a assinatura da convenção da ONU sobre a matéria e o início da co-incineração em Portugal.

Para Manuel Alegre, a revelação então feita de que Portugal era signatário de uma convenção internacional que condena a co-incineração, demonstrava com clareza que "alguém se enganou: ou quem assinou a convenção ou quem decidiu levar para a frente a co-incineração. Há uma clara contradição e o ministro não a admite por uma questão de prestígio e poder, mais nada!...".

O deputado estava ao tempo (se calhar agora, no poder, pensa de maneira diferente) convencido de que a co-incineração "não resolve o problema dos lixos tóxicos", mas reconhecia que era difícil reavaliar a situação enquanto houvesse um ministro do Ambiente que usa a "autoridade pela autoridade", seguindo o princípio do "quero, posso e mando".

"Se eu estivesse na situação dele, demitia-me", assegurou Alegre, dizendo-se, no entanto, certo de que José Sócrates não abandonará o seu cargo, porque, "para ele, o poder está acima do resto".

Neste contexto, o deputado socialista disse que "o primeiro-ministro (António Guterres) deveria reflectir sobre aquilo que andava a fazer, ao assinar uma convenção internacional e, depois, fazer outra coisa".

"Por razões que eu não quero adiantar, o ministro Sócrates tem cobertura política", afirmou Alegre, ao acusar o Governo socialista de se reger por um "critério de fidelidades" já evidenciado quando António Guterres não demitiu Armando Vara do cargo de ministro da Juventude e Desporto, ao rebentar a polémica sobre a Fundação para a Prevenção e Segurança.

Nota: Este texto é uma singela homenagem a Armando Vara que, pelas mãos de Sócrates, chegou a administrador da Caixa Geral de Depósitos e que, pelas mesmas mãos, vai chegar ao mesmo cargo no BCP.

Sem comentários: