quarta-feira, dezembro 12, 2007

UE abriu a bolsa às “democracias”
… a começar pela de Nino Vieira


A Etiópia é a maior beneficiária do pacote de ajudas que a Comissão Europeia entregou a 31 países da África sub-saariana no final da Cimeira UE/África, tendo-lhe sido atribuído um montante de 674 milhões de euros. Mas há mais. A dupla Sócrates/Barroso não esquece os ditadores amigos.

Com 622 milhões de euros, Moçambique surge na segunda posição da lista, devendo melhorar até 2013 as infra-estruturas de transportes, a integração regional e agrícola e o desenvolvimento rural. Entre os restantes PALOP, a Guiné-Bissau surge na posição 21, com 102,8 milhões de euros, e São Tomé e Príncipe no 30º lugar, penúltimo da lista, com 17,1 milhões de euros.

Angola já não precisa de ajuda e ainda vamos um dia destes ver que, para além das múltiplas participações que já tem na economia portuguesa, Luanda (leia-se Eduardo dos Santos e família) ainda vai dar uma ajuda aos socialistas de Lisboa de modo a que a equipa “socretina” diminua o défice.

Contente está o ditador (perdão, democrata de sempre e exemplo de boa governação) Nino Vieira que já sabe, segundo o seu ministro das Finanças, Issufo Sanhá, onde vai gastar o dinheiro.

Prevenção de conflitos e reforma das forças de segurança (27 milhões), projectos de energia e água (26 milhões), apoio directo ao Orçamento Geral do Estado (32 milhões), iniciativas da sociedade civil (15 milhões) e programas de emergência alimentar (2,8 milhões).

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas existe um país com esse nome?
Se existe, porquanto tempo mais?
Não será mesmo a "UTOPIA"