sexta-feira, dezembro 18, 2009

Aos poucos o MPLA mostra do que é capaz

Fernando Faustino Muteka é o novo governador provincial do Huambo, nomeado pelo Presidente do MPLA e de Angola, José Eduardo dos Santos, que no mesmo despacho destituiu do cargo Albino Malungo.

Faustino Muteka, que há uns anos atropelou um cidadão e foi apertado na Polícia por dizer que a vítima foi imprudente, mas sobretudo pelo hálito, passa a governar a província, considerada a segunda mais importante do país a seguir a Luanda, onde já é o primeiro secretário do MPLA, o maior partido angolano e no poder no país desde 1975.

Albino Malungo, natural do Huambo, já foi ministro da Assistência e Reinserção Social, embaixador de Angola no Japão, deixa o cargo que ocupou depois de o actual primeiro-ministro, Paulo Kassoma (com a passagem para o Executivo liderado por José Eduardo dos Santos na sequência das eleições legislativas de Setembro de 2008, ganhas por maioria qualificada pelo MPLA) ter deixado o poder na província do Planalto Central angolano.

A saída de Malungo era comentada há várias semanas em Angola, enquanto a imprensa relatava o mal-estar entre o governador e o responsável máximo do MPLA na província do Huambo, que agora ocupa os dois lugares políticos mais importantes no contexto local.

Faustino Muteka desempenhou desde 2004 as funções de secretário do Departamento de Organização e Mobilização do Comité Central e Bureau Político do MPLA.

Faustino Muteka, também ex-ministro da Administração do Território, esteve também na ribalta quando, em 2005, foi denunciada a existência de torturas numa fazenda, na Huíla, de que era proprietário.

Não sei se haverá mais novidades, mas quando as comadres se zangam...

Sem comentários: