sexta-feira, março 27, 2009

Militares substituem na Guiné-Bissau
a força da razão pela razão da força?

«Segundo informações que me chegaram – por razões óbvias não cito a fonte – o jornalista António Aly Silva terá sabido – isto porque não estava presente nos referidos momentos – de 4 visitas à sua residência por pessoas, segundo parece, fardadas.

Num Estado que se quer democrata e com as forças armadas sob alçada do poder político, aliado ao facto do jornalista não ser militar, logo só a polícia o poderia fazer – ou não fosse a Guiné-Bissau um Estado que se quer democrata e membro permanente da CPLP – tenho mesmo de dizer “segundo parece, fardadas”.

Porque se assim não for não se compreende o que a CPLP anda a fazer em Bissau que autorizará o domínio do País pelos militares, logo teremos de concluir como, não poucas vezes o faz Aly e, indirectamente, o também jornalista Fernando Casimiro “Didinho”, que o que houve na Guiné-Bissau foi um trágico e hediondo ajuste de contas aproveitado para um discreto mas efectivo Golpe de Estado militar!

Se a Verdade, mesmo que possa parecer um pouco exagerada, deve ser calada muito mal vai o sistema político e judicial do País que isso permite. Parece que querem calar António Aly Silva.

Ou terá sido uma quádrupla visita somente preocupados em proteger a sua vida?Esperemos que a CPLP e a sua actual presidência façam notar que o sumiço de um qualquer jornalista, principalmente quando é – ou são – bem reconhecido interna e externamente não é boa política.

Além de que a União Europeia, salvo raríssimas excepções, não costuma dar fundos a países que gostam de fazer desaparecer os portadores “das cartas a Garcia”. Uma simples questão de Direitos Humanos…»

In:
http://pululu.blogspot.com/2009/03/jornalista-recebe-visitas-pouco.html

4 comentários:

mario correia disse...

porquê que os militares não assumem que aquilo foi um golpe de estado? que o zamora assumisse o poder como presidente. o nino matou aspessoas mas assumiu. poquê que não assumem que mataram o nino, já que a arma está do vosso lado. dá mesmo pena do teatro dos nossos militares. todo o mundo ri-se de nós. se submeteram ao poder politico, poquê que andam a prender as pessoas.

Anónimo disse...

o governo do sr. carlos gomes junior ficou mais uma vez refém dos militares, na guiné. quém tem o verdadeiro poder na guiné são os militares.

Anónimo disse...

podemos ir tomar um banho no rio geba, mas nunca vamos tirar esta imagem que correu os quatros cantos do mundo.a guiné entrou num buraco que dificilmente conseguirá sair. o problema da guiné são os militares, que são muitos mesquinhos. onde acham que a comunidade internacional tem que passar um cheque em milhões de €uros, para ficarem satisfeito. e eles não sabem que aquele dinheiro é dos contribuintes dos outros países do mundo. basta, porque a guiné tem que produzir a sua própria riqueza. chega de humilhação e já temos que ter a vergonha na cara. quando encontram com os vossos homologos não levam aquela vergonha na cara do peditório? poquê que os outros países conseguem organizar-se e nós andamos sempre à deriva? não somos do país africano mais problematico.será que na guiné existe um estado de direito? porquê é que os militares prendem as pessoas? quem sabe se foram as mesmas pessoas que cometeram o duplo assassínios. quem ganhou com isso?

Anónimo disse...

foi Zamora Induta, Antonio Injai,e o actual primeiro Minist. Carlos Criminosso Gomes, que mandou matar O Presidente da Republica Kabi.

Mais os vossos futuro ja ta delinhada os vossos destinos vais ser igual e mais pior atè

Voces nao quer a vinda dos militaris estrangeiros porque tens mao sujas de Sangue, mais este sangue vais vous custar muitisimo cara corragem para a queles que estao a sofrer