segunda-feira, março 29, 2010

Nova direcção no Hospital Geral do Huambo

O médico e vice-decano da Faculdade de Medicina da Universidade “José Eduardo dos Santos”, Welema Cipriano da Fonseca, foi nomeado director-geral do Hospital Geral do Huambo, em substituição de João Fernando Chicoa.

O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteca, exonerou sexta-feira a direcção do Hospital Geral do Huambo e nomeou uma outra que toma posse hoje.

A antiga direcção foi acusada de má gestão da unidade hospitalar e sofreu frequentes criticas públicas com relação ao seu funcionamento.

O Hospital Geral do Huambo, que mereceu obras de reabilitação e equipamentos no valor de 36 milhões e 400 mil dólares norte-americanos, foi reinaugurado a 11 de Novembro de 2009 pelo então primeiro-ministro de Angola, António Paulo Kassoma (actual presidente da Assembleia Nacional).

Com 700 camas para internamentos nas mais variadas especialidades, o Hospital Geral do Huambo vê-se, regularmente, forçado a ultrapassar essa capacidade devido ao afluxo de doentes provenientes dos 11 municípios da província e de Kwanza Sul, Huíla e Benguela.

Neste momento, o Hospital atende uma média diária de 350 doentes no banco de urgência e interna entre 100 a 120 pacientes por dia, cifra que pode subir a 800 pessoas.

Das muitas dificuldades com que se debate aquela unidade hospitalar, sobressai a insuficiência de enfermeiros, já que dos 702 necessários apenas possui 352 que auxiliam 65 médicos, 10 dos quais angolanos.

O hospital possui as especialidades de medicina geral, cirurgia, ortopedia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, psiquiatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, estomatologia, cardiologia, cuidados intensivos, hemoterapia e laboratório, entre outras.

Fonte: Rádio Nacional de Angola

Sem comentários: