quarta-feira, março 31, 2010

Comunidade de Países de (qualquer) Língua

A Guiné-Equatorial quer pertencer à CPLP – Comunidade de Países de Língua... Portuguesa. Acho bem. Também a Indonésia deu início em 2008 aos contactos para obter o estatuto de observador associado da CPLP. Continuo a achar bem. Só fica a faltar o Uzbequistão.

A situação de Guiné-Equatorial até nem é nova pois é, desde 2006, observador associado e agora só pretende ser membro efectivo.

Preenche, aliás, todas as caractrísticas para isso. Não sabe o que é democracia mas, por outro lado, tem fartura de petróleo, o que é condição sine qua non para comprar o que bem entender.

O pedido será analisado na próxima cimeira de chefes de Estado e Governo da CPLP, em Julho, em Angola, país que irá presidir à organização e que, por sinal, tem um presidente da República não eleito. Ah! Mas tem petróleo.

Há quem defenda, certamente à revelia dos mais altos interesses petrolíferos, que o caso da Guiné-Equatorial deveria ser alvo de uma reflexão mais profunda. Não vejo para quê.

Para aderir, o país terá de adoptar o português como língua oficial, a par do espanhol e do francês e, no âmbito de um acordo assinado em 2009, Portugal disponibilizou-se para enviar professores de português e apoiar a formação de quadros do país africano em universidades portuguesas ou do espaço lusófono, através do Fundo da Língua Portuguesa.

Consta, aliás, que para combater o desemprego em Portugal o Governo vai aumentar a oferta numérica de professores, estando inclusive a pensar numa campanha internacional do estilo: Adira à CPLP que nós exportamos professores. Creio que o Uzbequistão já manifestou interesse.

Governada há mais de 30 anos por Teodoro Obiang Nguema, a Guiné-Equatorial é frequentemente acusada por organizações não governamentais de corrupção e atentados aos direitos humanos. E se isto nada significa em relação a Angola, convenhamos que não pode servir de obstáculo à entrada da Guiné-Equatorial.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

... e meu caro já agora como achega a Guiné-equatorial além de tudo o exposto junta-se o facto de ter adoptado o português também como língua oficial o que ajuda o seu pedido.
E quem sabe não será o escape para que o elefante branco cada vez mais tão branco que por esta no sol tripical quase nem se vê, consiga dar (ter) mais visibilidade a nível internacional, ou seja, comece a aaparecre o português como língua ofiial de fóruns internacionais.
Sonhar não custa... ou pelo menos custa menos que uma bola colorida nas mãos de uma criança.
Kandandu
EA