sábado, fevereiro 23, 2008

Leis anti-corrupção? Mas existe corrupção?

O líder do Partido da Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro acusou hoje em Barcelos "a maioria da classe política portuguesa de estar à cabeça de um imenso polvo que faz leis anti-corrupção para esconder a origem do património acumulado".

Talvez por ser uma afirmação que corresponde ao que a maioria (uma cada vez maior maioria) dos portugueses pensam, tudo vai ficar na mesma, ou não fosse Portugal o mais desenvolvido país do norte de… África.

Em declarações à agência Lusa, o líder do PND usou a palavra "sanguessugas" para se referir à maioria, "não toda", dos políticos portugueses, justificando o adjectivo com o "enriquecimento súbito e as fortunas acumuladas por alguns presidentes de câmara, vereadores, deputados e outros agentes do Estado".

Ora aí está. Manuel Monteiro diz que as fortunas acumuladas por muitos políticos têm de ser justificadas perante a opinião pública, "já que, por certo, não provêm dos ditos pequenos ordenados que usufruem nos cargos públicos que ocupam".

O que Manuel Monteiro não sabe é que essas fortunas resultando dos prémios do Euromilhões que, comprovadamente, sai sempre aos nossos (isto é!) excêntricos políticos.

Monteiro acusou a maioria dos deputados da Assembleia da República de estarem a preparar um pacote legislativo anti-corrupção "para se protegerem a si próprios, com imunidades indignas e medidas que dificultam a investigação criminal dos juízes e das polícias".

E, caro Manuel Monteiro, onde está o espanto. Essas e outras leis são elementares regras de urbanidade e cidadania em qualquer república das bananas, chame-se Portugal ou Burkina Faso.

Manuel Monteiro Classificou a corrupção "como a vergonha da República e da democracia no pós-25 de Abril de 1974". Esta bateu ao lado. Vergonha é coisa que no mundo da política (eu, eu sei que também no jornalismo!) tem pouca relevância e quanto a democracia…

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Meu caro, em Portugal e desde o último 5 de Outubro passou a haver casos de corrupção em Portugal. ou seja, desde que o actual presidente da República o disse.
Portanto e dito ao facto já há corrupção também em Portugal.
Kandandu
EA