sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Sucessor de Dos Santos (se for o caso)
é designado (é claro!) por Dos Santos

O ministro-adjunto do primeiro-ministro angolano acena aos investidores portugueses com "oportunidades" e a recém-adquirida "estabilidade" económica e política, mas, avisou hoje em Lisboa, que só terão sucesso os empreendimentos que transfiram tecnologia e centros de decisão.

Entre outras verdades, o ministro disse que "é preciso sermos francos na parceria, ter o coração aberto, sem reservas". Ao falar no plural, Aguinaldo Jaime (na foto), acertou em cheio. Falta saber se, em Luanda, não vai levar um puxão de orelhas. É que, na capital do poder e no poder da capital, as regras são diferentes.

"Angola vai continuar a viver um futuro de estabilidade política. Temos um futuro radioso para a economia e para o país", afirmou Aguinaldo Jaime.

Futuro radioso para a economia? Certamente. Para o país? Tenho dúvidas. Estabilidade política? Não creio. Basta ver o poder geral e generalizado que os militares têm. As fardas das altas patentes dominam a economia mas minam o país e aniquilam a estabilidade política.

Sobre a questão da candidatura de José Eduardo dos Santos nas próximas eleições presidenciais, Aguinaldo Jaime afirmou que a continuação do "obreiro da paz e da reconciliação" à frente dos destinos do país seria um garante de estabilidade, mas que esta não está em causa mesmo que o actual chefe de Estado opte por designar um sucessor.

Ora aqui está como um cuidadoso ministro deixa fugir a boca para a verdade. Dando de barato a teoria do “obreiro da paz e da reconciliação”, Aguinaldo disse que Eduardo dos Santos pode optar por designar um sucessor. Não é, portanto, o MPLA que escolhe entre eventuais candidatos. É o presidente que designa o sucessor.

A bem da "estabilidade" de Angola, o ministro-adjunto do primeiro-ministro disse apoiar uma recandidatura de Eduardo dos Santos, para que pudesse ter "glória suprema" de ser Presidente, finalmente, eleito. Pois. Seria uma forma democrática de legitimar um ditador.

Sem comentários: