terça-feira, fevereiro 19, 2008

Prémio Jovem Jornalista Europeu

Jovens jornalistas de toda a Europa são convidados a participar num concurso Pan-Europeu. A entidade organizadora é a Comissão Europeia, Direcção-Geral para o Alargamento, em cooperação com a European Youth Press Association. O objectivo do concurso consiste em encorajar os jovens jornalistas a reflectirem e expressarem as suas opiniões acerca da política de alargamento da União Europeia.

Durante 50 anos de história, a União Europeia cresceu dos originais 6 Estados-membros para 27. Com uma população próxima dos 500 milhões habitantes, actualmente a União é muito mais forte e influente do que com os seus iniciais 6 Estados-membros e uma população inferior a 200 milhões.

O alargamento é uma das ferramentas políticas mais fortes da UE. O impulso da União Europeia tem ajudado a transformar a Europa Central e de Leste em democracias modernas e funcionais.

Recentemente, inspirou reformas de longo alcance nos países candidatos e potenciais candidatos (na Croácia, na Antiga República Jugoslava da Macedónia, na Turquia, bem como na Albânia, na Bósnia-Herzgovina, no Montenegro, Sérvia e Kosovo ao abrigo da Resolução 1244 do Conselho de Segurança das Nações Unidas).

Todos os cidadãos europeus beneficiam de ter vizinhos que são democracias estáveis e economias de mercado prósperas. O alargamento é um processo cuidadosamente gerido, que ajuda na transformação dos países envolvidos, que estende a paz, a estabilidade, a prosperidade, a democracia, os direitos humanos e a aplicação do estado de direito a toda a Europa.

Os jovens cidadãos europeus estão a beneficiar desta comunidade de valores e culturas diferentes, uma vez que é cada vez mais fácil viajar e aprender novas línguas através dos programas de intercâmbio da UE. A longo prazo, serão os jovens os que mais beneficiarão do alargamento da UE.

Através da formulação das suas ideias quanto ao futuro da Europa, os jovens jornalistas são importantes líderes de opinião para a sua geração. No âmbito do concurso, os participantes têm de enviar um artigo publicado recentemente (data da publicação entre Janeiro de 2007 e 15 de Março de 2008).

No sítio Web do concurso (www.EUjournalist-award.eu), podem encontrar artigos acerca do alargamento da UE redigidos por colegas e que podem servir de inspiração para o trabalho jornalístico.

As participações no concurso podem ser redigidas em qualquer um dos idiomas oficiais da União Europeia ou nos idiomas dos países candidatos ou potenciais candidatos. No final do concurso, cada país participante irá seleccionar um vencedor nacional e os 35 vencedores irão participar numa viagem de grupo de 3 dias aos países dos Balcãs ocidentais.

Num comunicado aos jovens concorrentes, o Comissário da UE para o Alargamento Olli Rehn disse: “Dou as boas-vindas ao lançamento deste concurso e espero ficar a saber mais acerca das perspectivas dos jovens jornalistas sobre a política de alargamento. São importantes líderes de opinião para a sua geração. Gostaria de convidá-los a partilharem as suas experiências e visões sobre o nosso futuro Europeu comum. As suas ideias irão alimentar os debates e irão determinar a forma do nosso continente.”

Os júris nacionais - compostos por representantes dos media – irão seleccionar o artigo vencedor de cada país em Abril de 2008 e os artigos serão publicados no sítio Web do concurso. Os 35 vencedores serão convidados a participar numa viagem aos países dos Balcãs e terão a oportunidade de participar numa conferência com representantes dos media de vários países em Junho de 2008.

“Os vencedores não serão apenas premiados, mas terão também a oportunidade de trocar ideias com os seus colegas mais experientes e profissionais dos media. Com este prémio, acolhemos uma rede de jovens jornalistas entre os países da União Europeia, países candidatos e potenciais candidatos”, sublinhou Anna Siitam, porta-voz da European Youth Press, a organização central que abrange cerca de 48.000 jovens jornalistas na Europa.

Para obter informações sobre como participar no concurso, visite www.EUjournalist-award.eu.

Para mais informações contactar:
Raquel Fernandes
rfernandes@cec.online.pt
ou Isabel Antão
iantao@cec-online.pt

1 comentário:

AGRY disse...

Que me perdoem os deuses. Mas isto parece-me gato escondido com o rabo de fora!
Não estaremos numa tentativa velada de recrutamento de jovens jornalistas para causas ocultas?