sábado, fevereiro 02, 2008

MPLA mostra os primeiros sinais
de como quer ganhar as eleições

O MPLA sabe a lição toda. Com especialistas portugueses e brasileiros, protecção cubana e petróleo roubado a Cabinda, tem tudo e mais alguma coisa para perpetuar a ditadura,mesmo que rotulada de democracia. Dá, contudo, sinais preocupantes quanto ao medo de perder as eleições e de ver a UNITA a governar o país.

Se, do ponto de vista mediático joga forte nos meios que em exclusividade fazem propaganda ao MPLA (pôr o canal 2 da Televisão Pública de Angola nas mãos dos filhos do Presidente da República, Tchizé e Zédú dos Santos, é só um exemplo), aposta igualmente no clima de terror e de intimidação.

Notícias de Angola dizem que, no Moxico, “indivíduos alegadamente nativos criaram um corpo militar que diz lutar pela independência”. Disparate? Não, de modo algum. Um dia destes vamos ver por aí o ministro da Defesa, Kundi Paihama, afirmar que são terroristas da UNITA. Para tanto bastará o MPLA ter a percepção de que as eleições não são (porque não vão ser) favas contadas.

E, na ausência de melhor motivo para adiar as eleições, o MPLA poderá sempre jogar a cartada, tão do agrado das potências internacionais que incendeiam o Chade, o Quénia, o Sudão e tantos outros, que há o perigo de terrorismo, de guerra civil.

Pelo sim e pelo não já falam de gente armada no Moxico, embora digam que em Cabinda está tudo calmo e sossegado. Kundi Paihama não tardará a descobrir mais uns tantos exércitos espalhados pelas terras onde a UNITA tem mais influência política, para além de já ter dito que quem falar contra o MPLA vai para a cadeia, certamente comer farelo.

Tal como mandam os manuais, o MPLA começa a subir o dramatismo para, paralelamente às enxurradas de propaganda, prevenir os angolanos de que ou ganha ou será o fim do mundo. Além disso, nos areópagos internacionais vai deixando a mensagem de que ainda existem por todo o país bandos armados que precisam de ser neutralizados.

Aliás, como também dizem os manuais marxistas, se for preciso o MPLA até sabe como armar uns tantos dos seus “paihamas” para criar a confusão mais útil. E, como também todos sabemos, em caso de dúvida a UNITA será culpada até prova em contrário.

1 comentário:

A. João Soares disse...

Quanto aos gritos do perigo do terrorismo, sugiro a leitura do post «Segurança ou cerceamento da Liberdade?» em Do Miradouro e em Do Mirante. Refiro os dois porque têm comentários diferentes, com interesse.
Abraço