sábado, março 20, 2010

O P(R)EC do nosso (des)contentamento

É parecido com o Período Revolucionário em Curso (PREC) mas, no âmbito do Simplex, passou a chamar-se Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). De estabilidade tem alguma coisa, mas de crescimento, nicles.

Um paradigma deste PEC, apresentado como obra-prima do mestre (Sócrates) mas visto pelos portugueses não passa da prima do mestre de obras, é o (des)emprego. Há bem pouco tempo o Governo falava de uma perda este ano de cinco mil empregos, pouco tempo depois vai em 25 mil e a tendência é para aumentar.

Mas o que é curioso, ou talvez não (tudo depende da forma como se quer pintar o quadro), é que embora em termos numéricos as versões do PEC passem de cinco mil para 25 mil os empregos que vão à vida, em termos percentuais do desemprego tudo continua na mesma, seja qual foir a versão: 9,8% em 2010 (em 2009 foi de 9,5%).

Igual continua a perspectiva do consumo, mesmo sabendo que os pratos das famílias portuguesas vão continuar cada vez mais vazios, seja pelo aumento do desemprego ou pela maior desembolso que terão de fazer devido à diminuição dos descontos fiscais e ao aumento dos impostos.

A fazer fé nos dados oficiais apresentados pelo ministro Teixeira dos Santos no PEC, Portugal perdeu em dois anos 154 mil postos de trabalho.

Convém, contudo, não esquecer que existem de factos mais de 700 mil desempregados e que perto de 40% da população mantém os pratos na mesa... embora vazios.

De volta ao PEC, o Governo diz que entre 2011 e 2013 serão criados 55 mil postos de trabalho. Quem não se recorda dos 150 mil também prometidos por José Sócrates?

Pois é. Mesmo dando como uma verdade absoluta o que consta do PEC, Portugal vai perder 100 mil empregos entre 2009 e 2013.

E se a verdade absoluta for a do Instituto Nacional de Estatística, a taxa média do desemprego em 2009 foi de 9,5% (tal como diz o PEC) mas no quarto trimestre saltou para 10,1% da população activa (que não vem no PEC).

1 comentário:

Anónimo disse...

P. E. C.

É necessário muito descaramento
para apresentar, na salvação de Portugal,
este Plano de Estabilidade e Crescimento.
Que designação tão incoerente,
haja um mínimo de inteligência!
A denominação mais coerente
seria Plano para Pagar a Incompetência
do governo da Nação,
chefiado por um charlatão
e com a participação acrítica
de vários parasitas da política.
Se PPI, em vez de PEC,
não merecer, de todos, o acolhimento,
que ninguém amoque,
chamem-lhe então Plano Para o Empobrecimento
ordenado por um capataz
que não sabe o que diz nem o que faz
e que, com esses feitos,
tem tido grandes proveitos.
Está bem, desistam de discussões e batalhas,
não se envolvam em bulhas de divisão,
motivadas pela minha sugestão.
Mantenham o nome PEC,
Plano dos Especializados como Canalhas,
que ganham muitos cobres
enriquecendo os ricos
e empobrecendo ainda mais os pobres.

Consulino Desolado