quarta-feira, março 04, 2009

Estratégia de “Nino” Vieira visava
outras figuras militares e políticas

Embora tudo indique que a bomba, ao que parece de origem tailandesa, que matou o chefe militar guineense Tagmé Na Waie terá sido levada da Guiné Conacri para Bissau por militares próximos do presidente “Nino” Vieira, investigações independentes “colam-lhe” uma outra procedência.

Fontes guineenses admitem que a bomba que vitimou Waie, uma de várias de elevada potência e cujo paradeiro actual é desconhecido, possam ter sido enviadas de Angola.

Em abono desta tese, ainda de contornos mais especulativos do que factuais, surge o facto de as autoridades angolanas terem acompanhado a evolução dos acontecimentos ao mílimetro e em contacto permanente com “Nino” Vieira.

Aliás, tudo indica que a morte de Tagmé Na Waie seria apenas a primeira etapa de uma estratégia que visaria atingir outros alvos políticos e militares, nomeadamente o primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior.

Acontece que a reacção dos militares afectos ao Tagmé Na Waie, e que culminou com o assassinato de “Nino” Vieira, fez alterar a estratégia inicial.

Alteração sempre acompanhada de perto por Angola, cujos representantes avisaram “Nino” Vieira que iria ser atacado, e até lhe apresentaram um plano seguro de fuga.

“Nino” Vieira terá recusado a ajuda angolana na esperança, segundo fontes guineenses, de que o plano inicial de decapitação político-militar fosse posto em prática antes de uma reacção dos militares afectos a Tagmé Na Waie.

“Outras bombas deveriam, segundo o plano de “Nino”, explodir logo a seguir à morte de Tagmé Na Waie, de modo a tirar todo a capacidade de liderança aos militares e aos políticos, ficando “Nino” com o caminho livre para um poder absoluto”, revela um documento que terá sido entregue, a partir de Bissau, a algumas autoridades europeias.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tens provas de tudo o que vc falou aqui?
Porque é que não colocaste documentos em anexo para mais provas?
Se alguém lhe enviou informações porque é que não foi mencionado nome dele como autor da informação?

Anónimo disse...

Acredito no que relatas e nem preciso de provas, pois esse homem que o destino colocou como presidente a guiné(falhado president que nem merece tal nome) é um diabo em pessoa e capaz de tudo o que há de mais ignóbil. Mas, Deus não dorme e não fica indiferente a tantas mortes inocentes, a tanto sofrimento, a tanta crueza de coração. A verdade pode demorar mas, acaba sempre vindo ao de cimo... Talvez tenha chegado a hora da salvação da Guiné-Bissau e de seus filhos e querido povo sofredor e pacífico demais, a ponto de suportar esse diabo quase 25 anos no poder.
Agora é a hora do povo!!!

Que o sangue de todos os inocentes se juntem numa única prece a Deus para a PAZ e desenvolvimento da Guiné.

Assim acredito e rezo.E, assim vai acontecer. Porque «nada acontece sem que Deus o permita» para o bem dos homens e das mulheres.

Anónimo disse...

Olha com o Nino não é preciso ter provas, o grande testemunho vivo , é nós mesmo, aqueles que acompanharam de perto a governação do Nino desde 1980 até 1998, portanto Dê quem Doer , já morreram tantas , cadé provas do Comodoro Lamine Sanhá qe foi assassino na sua resid~encia na frente da esposa e filhos, cadé provas do general Verrissimo que foi assassinado e jogado pra baixo do seu gabinete no estado maior. Será que ñ tem familias os q morreram antes? Agora é só lebantar a cabeça e danado Cadogo a força pra conduzir o destino do país..

Anónimo disse...

Isto faz me lembrar a historia na biblia sobre Nabcodonozor que aquando do seu reinado, fez tudo pra maltratar seu proprio povo e tudo mais, so que um dia Deus mostroulhe que e'o unico Todo Poderoso e capaz de libertar seu povo das maos de um malfeitor.
O pais tem varios recursos naturais cuja maioria pessimamente mal explorados caso do turismo, pesca, o petroleo...

So espero que quando chegar a hora de eleger o substituto do ex presidente, saibamos faze-lo mas antes pensar naqueles que pelo menos tem o espirito nacionalista, ama o seu povo como a si proprio e que se orgulhe de ser Guineense.
Sigamos o exmplo de alguns paises que noutrora eram pobres ou seja tinham problemas identicas ao nosso mas que hoje em dia estao mais ou menos desenvolvidos.

Anónimo disse...

Olá!
Sou um português que ama a Guiné e o seu povo sofredor. E porque conheço esse país maravilhoso, com o qual colaboro num espírito de puro voluntariado junto de uma pequena missão cristã, não posso ficar indeferente aos acontecimentos que têm deixado este país e o seu povo cada vez em maiores dificuldades.
Realmente, os responsavéis políticos e militares também não pensam no povo e na estabilidade política e social do país.
Creio que a ambição desmedida por protogonismo nas áreas de política e econónica do país tem levado esses homens a praticarem toda a sorte de injustiças, especialmente aquelas que estão associadas à morte injusta e cruel de tantos inocentes.
Choro ao ver as dificuldades em que o povo guiniense vive a cada minuto de vida. Choro pelas crianças, pelas mães, pelos idosos, pelos doentes que não têm soluções alternativas de vida.
A minha oração é no sentido de Deus levantar homens e mulheres de coração contrito que sintam a verdadeira necessidade de servir o país e o povo de Guiné em verdadeiro espírito de missão.
Que Deus abenções a Guiné e o seu querido povo.
L.DaSilva-Lisboa/Portugal