quinta-feira, outubro 15, 2009

Pinto da Costa, Rui Rio e simil(h)ares

O presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, ganhou um total de 700 mil euros brutos pelas funções exercidas na SAD dos dragões, ao longo da última temporada, informa a «Lusa».

O presidente da Câmara Municipal do Porto está, de há muito, ou seja desde a sua primeira campanha eleitoral para a autarquia, em rota de colisão com todos os interesses instalados. Rui Rio ainda não ganhou a guerra da moralização da vida pública, mas para lá caminha, por muito que isso custe a muita, também boa, gente.


Os dados da SAD constam do relatório que os dragões enviaram à Comissão de Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM). No mesmo documento é possível saber que Adelino Caldeira e Fernando Gomes auferiram 420 mil euros e Reinaldo Teles 375 mil. Ao todo, os quatro elementos remunerados da administração da SAD ganharam 1,9 milhões de euros entre o início de Julho de 2008 e o final de Junho de 2009. Neste valor estão comportados os ganhos com a remuneração fixa (1,075 milhões) e prémios (840 mil euros).

Rui Rio quer (e bem, na minha opinião) que cada macaco esteja no seu galho. Futebol é futebol, política é política. Prioridades são prioridades. Cultura é cultura. Se assim não for, e há muito que não é assim, continuaremos a ter uma perigosa promiscuidade onde não se sabe quem é quem, quem representa o quê.

Ainda no relatório está patente que o presidente do Conselho de Administração da SAD azul e branca tem direito a 2% dos lucros, que, este ano, foram de 5,1 milhões de euros. Os restantes administradores ganham 1% do mesmo valor.

De há muito que os portugueses se habituaram a ver os agentes da vida pública todos misturados numa orgia colectiva que, cada vez mais, mostra que a moralidade e a equidistância são valores pouco relevantes para um país que está acostumado a jogar no sistema de todos a monte e fé em Deus.

As comissões pagas para a compra e venda de futebolistas nos últimos dois anos custaram ao F.C. Porto 10,7 milhões de euros.

Para comprovar tudo isso nem é preciso apelar à memória (também ela um valor irrelevante na nossa sociedade), basta olhar todas as semanas para as bancadas VIP dos estádios de futebol. Políticos pigmeus e pigmeus políticos (entre outros) lá estão, a propósito de tudo e de nada, em bicos de pés para que todos os vejam. E então quando isso acontece com um campeão... é a cereja no cimo do bolo da promiscuidade.

Desse valor, três milhões foram gastos na intermediação da contratação de novos jogadores, na temporada que terminou em Julho último, um pouco abaixo do valor gasto na intermediação das vendas (cerca de 3 milhões e 600 mil euros). Os dois valores estão acima do que havia sido gasto na época 2007/08.

Dir-se-ia que, mais uma vez, não basta ser sério. Também é preciso parecê-lo. Mas, infelizmente, algumas das nossas figuras públicas nem são sérias nem parecem sê-lo. Nem estão, acrescente-se, preocupadas com isso. E quando, o que é raro, aparece um político como Rui Rio a dizer que a obra- prima do Mestre não é a mesma coisa que a prima do mestre de obras, logo surgem os arautos da desgraça a dizer que o Carmo e a Trindade vão cair.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Também não sejas tão sectário que ainda de te expulsam do FCP carago...
Os administradores são os principais pontas de lança do Clube, carago...
Só assim se explica que caso ganhem o Campeonato, recebem X, a Liga do Campeões X vezes N e na taça Europa Y (um pouco menos) vezes N.
Ainda dizem que Ronaldo ganham muito. Ele é só artista, Os administradores do FCP são mais que isso: são... (aceita-se definições)
Será que também são tributados como jogadoresm ou seja, será que têm uma tributação mais favorável?
provavelmente...
Já agora como será com os "parceiros" desta coligação que se chama Liga portuguesa?
Abraços
EA