domingo, julho 06, 2008

Educação, Ambiente, Turismo (e não só)
debatidos este mês em São Tomé e Príncipe

O Centro de Estudos Africanos do ISCTE (CEA/ISCTE), a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA-Investiga), a Direcção-Geral de Ambiente e a Direcção de Turismo e Hotelaria da República Democrática de São Tomé e Príncipe organizam e promovem a realização de um Seminário Internacional sob o tema "Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário". O Encontro terá lugar no Palácio dos Congressos, na cidade de São Tomé, entre 21 e 28 de Julho de 2008.

O tema dos trabalhos é de grande actualidade, permitindo uma reflexão aprofundada e interrelacionada sobre as temáticas do Turismo, Ambiente e Desenvolvimento Comunitário, partindo da estratégia educativa. Para a reflexão e o debate conta-se com a participação de investigadores, académicos, educadores, representantes da administração e da sociedade civil de São Tomé e Príncipe, bem como outros interessados provenientes de Portugal, Espanha, Brasil e Cabo Verde.

Este encontro científico é uma das acções integradas do Projecto de Investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/MCTES), intitulado "Os Impactos do Turismo no Desenvolvimento Comunitário em África: análise de experiências insulares", em curso no Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE) sob coordenação da Doutora Brígida Rocha Brito, que consiste numa análise comparativa entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, pelo que toda a equipa de investigadores e de consultores estará presente no arquipélago.

O evento dá ainda continuidade a Encontros Internacionais anteriores, nomeadamente ao Encontro Internacional "Comunidades de Investigação, Aprendizagens e Intervenção" realizado na Cidade da Praia em Julho de 2007, promovido pela NEREA-Investiga, e ao "I Congresso de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza", realizado em Santiago de Compostela em Setembro de 2007, e promovido pelo CEIDA.

Para mais informações, consultar:

Sem comentários: