quarta-feira, julho 30, 2008

Existe racismo na Imprensa portuguesa?

«Em Portugal existe racismo e na comunicação social é evidente, como é que um País que esteve 500 anos em África teve somente um apresentador negro de informação em 1993? A própria RTP que devia dar o exemplo de pluralidade, criou a RTP-África enviando para um gueto os jornalistas negros que podiam brilhar nos canais principais, vejam o exemplo Americano, Francês, Inglês, Alemão entre outros onde não só os negros brilham, mas outras etnias representativas da sociedade.»

A acusação é de José Mussuaili (http://mussuaili.blogspot.com/) e tem alguma fundamento apesar de também ele ser tentado a apresentar argumentos racistas, sobretudo quando considera que para ser africano é preciso ser negro.

Diz José Mussuaili que “em Portugal a segregação racial na imprensa é latente, os estudantes negros saídos das faculdades de comunicação social não conseguem emprego e quando o conseguem são discriminados”.

Como o mesmo se passa com os estudantes brancos, é complicado falar de racismo. A não ser que se opte por racismo económico e, aí, não é a cor que funciona, é a ganância e o compadrio.

José Mussuaili abre fogo contra a TVI e explica as suas razões: “... na série Equador baseada no livro de Miguel Sousa Tavares, os actores negros, principalmente Angolanos, foram discriminados economicamente pois a produtora responsavél ofereceu remunerações inferiores aos actores negros o que provocou em alguns uma enorme revolta, pois grande parte dos nossos actores entre eles Carlos Paca, Daniel Martinho tem um curriculum superior ao da maioria dos restantes actores da série, muitos deles estrelinhas de novelas juvenis como “Morangos com acuçar” entre outras.”

Quanto à segregação, ou discriminação, salarial não sei de que lado está a verdade. Sei, no entanto, que quanto à capacidade profissional, muitos dos actores negros, africanos ou não, são muito melhores do que alguns “colegas” de aviário que por aí navegam.

1 comentário:

Anónimo disse...

portugal é de facto um dos paises mais racistasdo mundo por mais que alguns neguem apesar da multiracialidade tão visivel.
O que é verdade não ha nenhuma lei que proteja qualquer violação e barbaridade contra os negros quando é a propria instituição portuguesa em que esta enraizada o racismo.
Este racismo vem ja de séculos e prolonga-se até aos nossos dias e ninguem faz nada até a cee esquece de impor condutas anti racicas.
Este racismo é tão generalizado que os negros ficam impotentes com tanta injustiça.
Este racismo se manifesta nas escolas,infantarios,universidades, hospitais,tratamento a baixo de cão pelas autoridades policiais,instituições estatais como iefp,segurança social,etc.
É tempo de por toda verdade a tona para que todas gerações saibam e conheçam a personalidade e o caracter intrinseco da politica portuguesa de segregação racial.
Todas as pessoas com a sua historia deveriam escrever na internet num blog e este registo deveria circular todo mundo em varios idiomas.