O PS vai gastar um terço do orçamento da campanha autárquica, 9,1 milhões de euros, em estudos de mercado e agências de comunicação, enquanto que o PSD reservou apenas 205 mil euros para esse tipo de despesa.
A CDU, como habitualmente, não vai gastar um cêntimo em agências de comunicação, enquanto o CDS-PP reserva 70 mil euros e o Bloco de Esquerda 24 mil.
PS e PSD estão também longe um do outro no orçamento previsto para comícios e espectáculos: 5,7 milhões para os socialistas e apenas 441 mil euros para os sociais-democratas.
Até o Bloco de Esquerda vai gastar mais que o PSD em espectáculos, apresentando um orçamento de 520 mil euros, enquanto o CDS-PP reserva 70 mil euros e a CDU, a nível central, aponta para 60 mil euros.
A CDU estima gastar cerca de 10 milhões de euros no total, indicando no orçamento entregue à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos que conta gastar, a nível central, um milhão de euros.
No orçamento para brindes e ofertas, PS e PSD estão mais próximos, com os socialistas a reservarem 4,46 milhões de euros e os sociais-democratas 3,76 milhões.
A comunicação impressa e digital custará ao PS 9,3 milhões de euros, o valor mais alto do total de 30,5 milhões de euros previstos para as despesas previstas para a campanha.
Quanto ao PSD, que orçamentou um total de 21,9 milhões de euros de despesas, prevê gastar mais de metade do total orçado, 11,5 milhões, em propaganda, comunicação, estruturas, cartazes e telas.
Os custos administrativos e operacionais pesam mais no orçamento do PSD, quase seis milhões de euros, enquanto o PS espera gastar 1,6 milhões, a CDU 500 mil euros (a nível central) e o Bloco de Esquerda 306 mil euros.
O Bloco de Esquerda prevê gastar 1,6 milhões em propaganda, contando também com estruturas e cartazes, enquanto o CDS-PP espera gastar 455 mil euros e a CDU 360 mil euros.
O BE vai gastar cerca de 40 mil euros com ofertas, a CDU 50 mil e o CDS-PP mais do dobro, com 105 mil euros previstos para este item no seu orçamento de campanha.
4 comentários:
Se eles esbanjassem dessa maneira, para ajudar a sustentar as PME´s, isso sim, seria uma boa política!
Com uma crise destas, dá vontade de expodir com esses partidos!
Explodir... desculpe os erros, mas depois de ler tão tristes notícias, fico a tremelicar de nervoso miúdinho.
O Orlando vai desculpar, mas utilizei as suas palavras,num comentário a um post que fiz, no Sustentabilidade é Acção. Como diz a mana, até dói!
Que sustentabilidade... dê lá uma espreitadela..
Abraço
Obrigada Orlando, pelo apoio que me deu lá no blogue. Valeu mesmo! É que quando toca a coisas reis, ficam como pêtos! caladinhos... será defeito ou feitio?!
Abraço
Enviar um comentário