quarta-feira, agosto 05, 2009

"Ser presidente do PSD não é ser dono"

O social-democrata Pedro Passos Coelho acusa a direcção do PSD (Portugal) de ter seguido uma "forma sectária" na elaboração das listas às legislativas, afirmando que foram escolhidos "apoiantes e seguidores" da líder do partido.

À saída da reunião do Conselho Nacional do PSD, que terminou cerca das 2h00 de hoje, o ex-candidato à liderança interna afirmou discordar dos critérios seguidos pela Comissão Política na elaboração das listas, considerando que seguiu uma forma "um bocadinho sectária".

"Apresentaram uma forma um bocadinho sectária de fazer as listas. Eu sempre entendi que ser presidente do partido não é ser dono do partido e temo que essa perspectiva possa ter passado", disse. Manuela Ferreira Leite não aceitou a proposta da distrital de Vila Real para que Pedro Passos Coelho encabeçasse a lista pelo distrito.

"Tenho pena que me tenha sido vedada a possibilidade de ajudar o PSD a ir mais longe nestas eleições, julgo que poderia acrescentar alguma coisa, mas não foi essa a decisão que prevaleceu", afirmou.

Passos Coelho espera que os militantes "não confundam uma decisão que parece mais ou menos sectária, ou mesquinha" e que se empenhem no projecto do PSD para a governação do país. Para o social-democrata, "o PSD escolheu para fazer as listas um conjunto de apoiantes e seguidores de Manuela Ferreira Leite" mas, "independentemente de más listas ou de más decisões", o partido deve empenhar-se nas próximas eleições.

"Não deixarei de dizer o que penso. Não digo com mais manteiga ou menos manteiga aquilo que outros gostariam de ouvir para ser premiado, ou penalizado por aquilo que penso e digo", acrescentou, admitindo participar na campanha eleitoral "na medida das possibilidades".

Questionado sobre a inclusão da ex-militante do CDS-PP Maria José Nogueira Pinto na lista de Lisboa, Passos Coelho considera que foi uma "escolha pouco feliz" e que dá "um sinal errado". "Parece-me uma escolha pouco feliz na medida em que (Maria José Nogueira Pinto) está em Lisboa a defender a candidatura de António Costa, quer dizer, contra o PSD. É um sinal errado que nós estejamos a lutar para conquistar a Câmara e ao mesmo tempo o PSD apresente alguém que está a defender uma candidatura adversária", disse.

E, com tudo isto, mas sobretudo com estas ideias de Manuela Ferreira Leite, quem ganha é o PS.

Sem comentários: