sábado, agosto 08, 2009

Instituto Superior Politécnico do Huambo prepara realização de jornadas científicas

O Instituto Superior Politécnico do Huambo prevê realizar de 26 a 28 deste mês, a sua I jornada científica estudantil, inserida no programa curricular da instituição e para saudar o seu 1º aniversário de existência, a assinalar no dia 28.

Segundo disse à Angop o coordenador do instituto, Bonifácio Visseteca, a actividade tem por finalidade demonstrar o nível de independência e de habilidades próprias do trabalho técnico e cientifico investigativo, alcançado pelos estudantes.

Considerou o mesmo evento como um grande acontecimento científico, no qual se integram as componentes docentes e investigativos que concorrem para a formação académica dos estudantes.

Durante o certame, os estudantes e professores irão reflectir sobre "materiais magnéticos", "física auditiva e visual", "aplicações mecânicas", "componentes electrónicos", "aplicações de ferramentas informáticas", "aplicações da química geral", "condutores e semicondutores" e "aplicações do quartzo cristalino".

Fazem ainda parte desta I jornada científica do Instituto Superior Politécnico do Huambo, temas como "a matemática em função da física e química", "aplicações de ferramentas e outros materiais ferromagnéticos", "revisão bibliográfica dos temas matemáticos aplicados na informática, electrónica e nas telecomunicações", "doenças tropicais", "incidências do paludismo em Angola", "anemia" e a "língua materna e suas características".

O Instituto Superior Politécnico do Huambo, inaugurado a 28 de Agosto de 2008, pelo secretário de estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, matriculou, no presente ano lectivo, 299 estudantes distribuídos pelos cursos de Enfermagem (80), Electrónica e Telecomunicações (80), Informática (80), Laboratório clínico (40) e Electromedicina (19).

A instituição, que ministra cursos com três anos de duração, funciona nas antigas instalações do instituto médio industrial Sarmento Rodrigues, também conhecido por "Ho-Chi-Minh".

4 comentários:

Cristina Ribas disse...

Muito importante a criação deste instituto para o desenvolvimento de Angola!

Pertenço a um blog de professores em Portugal, www.profblog.org que tem também neste momento como objectivo estreitar laços com países lusófonos através da blogosfera! Também será importante! Que as jornadas científicas corram bem!

Contra.facção disse...

Sou Editor convidado do blogue ProfAvaliação, em Portugal, sobre Educação e gostaríamos de estabelecer contactos, nem que seja através de comentários, para criar uma rede lusófona.
Deixei o link para este blogue e se quiser visitar-nos:
http://www.profblog.org/

Cristina Ribas disse...

Miguel!
Olha que coincidência!
Comentámos os dois neste blogue!

Anónimo disse...

nao entendi quais sao os cursos existentes no politecnico.