segunda-feira, agosto 10, 2009

Presidenciais? A curto prazo, afirma Clinton
citando, em tradução muito livre, Dos Santos

O que significa “curto prazo”? Na óptica da Oposição significa 2009, na do MPLA significa quando Eduardo dos Santos quiser.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que realiza uma viagem oficial pela África, disse hoje que o presidente angolano, José Eduardo Santos, no poder há 30 anos, se comprometeu a organizar eleições presidenciais no país "a curto prazo".

Porque todos sabemos que a noção de tempo em África é diferente da dos EUA, a tradução do “curto prazo” poderá, na melhor das hipóteses, significar 2010. E, convenhamos, se for para o próximo ano já não será mau.

Clinton já deixou Luanda, capital de Angola, em direção a Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), quarta etapa da sua viagem, que a levará a sete países africanos, incluindo um outro lusófono, Cabo Verde.

As últimas eleições presidenciais de Angola, importa recordar, aconteceram em 1992, e as próximas estavam previstas para este ano. Tudo indica, contudo, que serão adiadas devido ao conveniente (para o MPLA e para Eduardo dos Santos) atraso na aprovação da nova Constituição, um passo que os homens do regime consideram indispensável, mas que tanto a oposição política como a social dizem não ser necessário.

Eduardo dos Santos "comprometeu-se a fazer com que a (nova) Constituição seja concluída (a curto prazo), e que as eleições (presidenciais) sejam organizadas a curto prazo", declarou a secretária de Estado os EUA, tornando pública uma ideia que os angolanos gostavam de ouvir da boca do próprio presidente.

"Destacamos a importância de avançar rapidamente para que a Constituição fique pronta e para que as eleições aconteçam o mais rápido possível", terá acrescentado Eduardo dos Santos na conversa de 45 minutos que manteve com Clinton.

Antes da reunião com Eduardo dos Santos, Clinton visitou uma clínica que trata doentes com Sida, afirmando na altura que a doença "enfraquece a economia, leva à pobreza e semeia as sementes da instabilidade". Em Angola, 2,8% da população está contaminada com o vírus da Sida.

Já em Kinshasa, a secretária de Estado visitou outro hospital, este mantido em grande parte pelo jogador congolenho de handebol Dikembe Mutombo, que joga nos EUA e que acompanhou Hillary Clinton.

3 comentários:

agapitos disse...

Very nice... blog
Agapitos from Greece
http://aeromodelling-agapitos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Mutombo joga basketball na NBA e nao handball....

Anónimo disse...

Ó que carago! :)