segunda-feira, julho 12, 2010

Lusofonia? Paz à sua alma!

Mais cinco países, Austrália, Indonésia, Luxemburgo, Suazilândia e Ucrânia, manifestaram interesse em aderir à CPLP, Comunidade dos Países de diversas Línguas entre as quais a Portuguesa.

Domingos Simões Pereira, secretário executivo da organização supostamente lusófona, precisou que a Suazilândia e a Ucrânia já formalizaram o pedido de adesão como membros associados, enquanto dos restantes três países, o Luxemburgo solicitou um “convite especial” para estar presente na próxima cimeira da CPLP.

A próxima cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP está marcada para o dia 23, em Luanda, onde Portugal passará o testemunho da Presidência da organização para Angola.

“A CPLP deve avaliar isso como algo de positivo. É que, muitas vezes, eventualmente nós assumimos uma perspectiva muito intracomunitária e não estamos tão atentos à repercussão disso no espaço extra-comunidade”, considerou.

E considerou bem. Nada como a CPLP estar preocupada, por exemplo, em ajudar os cidadãos ucranianos e esquecer – como tem feito até agora – os guineenses. É, aliás, simpático dar sapatos aos filhos do vizinho enquanto os nossos andam descalços...

“Mas quando nós começamos a receber esta atenção e este nível de interesse por parte de países que ‘a priori’ não pareceria terem afinidades, interesses tão óbvios, isso deve alertar-nos para aquilo que a CPLP pode significar, para aquilo que pode representar”, acrescentou.

E pelo que a CPLP parece representar, seria mais aconselhável mudar o nome para Comunidade dos Países de Língua Petrolífera. Esquecia-se a língua portuguesa, que é coisa de somenos importância, e apostava-se forte naquilo que faz mover os areópagos da política internacional: o petróleo.

O interesse indonésio foi expressado por uma delegação parlamentar, enquanto, do lado da Austrália, foi o embaixador deste país em Lisboa que, em várias ocasiões, contactou o Secretariado Executivo da CPLP.

Alías, mesmo sem perguntar a Xanana Gusmão, todos sabem que a Indonésia é um daqueles países a quem a lusofonia tudo deve, mormente Timor-Leste.

Por alguma razão Jacarta proibiu, enquando foi dona de Timor-Leste, o uso da língua portuguesa. E como reconhecimento, nada melhor do que a aceitar na CPLP.

A CPLP integra - ao que dizem - oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e conta ainda com três países com o estatuto de membro associado: Guiné-Equatorial, Senegal Ilhas Maurícias.

1 comentário:

César Ramos disse...

Ainda não 'entrosei' bem neste assunto da CPLP mas, cheira-me que vai ser algo idêntico aos produtos da U.E. em que, uma boa parte, não tem as instruções em português!

Com o devido respeito pelo nome da peça de vestuário, vai ser mais uma "ganda tanga"!

Abraço,
César