sábado, maio 24, 2008

A (des)propósito de Jorge Valentim

Segundo o “Africa Monitor”, circulam rumores segundo os quais Jorge Valentim foi sondado tendo em vista vir a apoiar a campanha eleitoral do MPLA – em especial no Lobito, sua terra natal, e na província de Benguela em geral.

A iniciativa, afirma o “Africa Monitor”, mereceu objecções no próprio MPLA, sendo as mesmas baseadas em conjecturas segundo as quais Jorge Valentim ofuscou o seu antigo prestígio local ao romper com a UNITA da forma como o fez, adoptando a seguir uma atitude “servil” para com o regime, acrescentando que os defensores do seu “engajamento” na campanha invocam em especial as suas aptidões como agitador de massas e como conhecedor do interior da UNITA como “trunfos” para a combater.

Se calhar por estar a chover, lembrei-me dos tempos em que o porta-voz da UNITA-Renovada para a Europa, Baltazar Capamba, abriu caminho ao encontro, em Paris, entre o enviado do MPLA e Isaías Samakuva que, desde sempre, foi considerado por Eduardo dos Santos o político ideal para liderar a UNITA depois da morte de Savimbi.

Também me lembrei, deve ser mesmo da chuva, que Jonas Savimbi tinha mão (de ferro, é verdade) nos seus homens. À força (de chicote, é verdade). Mas tinha. E hoje?

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Conheci Jorge Valentim em 1975.
Por isso abstenho-me em nome da minha sanidade mental em fazer qualquer comentário.
Kandandu
Eugénio Almeida

Anónimo disse...

Acompanhei algumas das acções deste senhor no Lobito, nos anos recuados de 75. Se há alguém que pode ser considerado qualquer coisa muito próxima de "assassino", ele é um deles.
Fernando