sábado, maio 31, 2008

PSD regressou voluntariamente ao passado
e, assim, Sócrates continuará de pedra e cal

Manuel Ferreira Leite é a nova líder do PSD e, embora não se tenha a certeza, também do partido de José Pacheco Pereira. A minha opinião, é claro, não conta para este, nem para qualquer outro, campeonato. Creio, contudo, que a alternativa para retirar José Sócrates do poder foi de mal a pior.

Assim, como pelos vistos gostam os 37,6% de militantes que votaram na nova líder, o PSD vai continuar a ser segundo ou, como certamente diria o filosófico Pacheco Pereira, o primeiro dos últimos. Por aqui se vê que, afinal (e basta ver o exemplo do PS) o que dá é ser do sistema, estar com o sistema, apoiar o sistema.

Manuela Ferreira Leite (tal como Santana Lopes) é mais do mesmo. Mais daquilo que ajuda a afastar os portugueses da política, que contribui para a manutenção do poder nas mãos de José Sócrates.

Diferente, e por isso ainda condenado ao insucesso, pareceu-me ser Pedro Passos Coelho, com quem os portugueses teriam a ganhar. Mas como Pedro Passos Coelho queria, para já, ganhar o PSD, foi derrotado.

Se eu fosse militante do PSD teria votado em Pedro Passos Coelho. Tudo porque, digo eu, acredito nos homens que põem o poder das ideias acima das ideias de poder.

Como em (quase) tudo na vida, existem pessoas que querem ser os primeiros entre os primeiros, e outras para quem ser o primeiro dos últimos é suficiente, que querem ser umas espécie do actual Sport Lisboa e Benfica (viver dos louros do passado e aceitar passivamente ser segundo, terceiro ou quarto). É assim no PSD.

Recordo, até porque não penso gastar muitas linhas mais com o PSD do passado, que Luís Filipe Menezes não pode concentrar as suas forças no adversário porque, dentro de casa, não faltaram barões não eleitos a tentar fazer-lhe a cama.

E tanto tentaram que hoje concretizaram o seu sonho, embora seja um, mais um, pesadelo para os portugueses.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Gostava de reler os Estatutos do PSD.
Se bem me recordo daquilo que li é omisso como deverão ser eleitos os líderes do Partido.
Ora, penso, e posso estar errado, que em caso de omissão as regras seguem o disposto no ordemaneto jurídico mais próximo e, neste caso, na Constituição.
E a a Constituição diz que só pode ser eleito líder quando se obtém a maioria absoluta dos votos expressos, ou seja, 50% mais um voto.
Posso estar enganado ou... então ainda não há um vencedor!
Mas como também peco por não conhecer bem a política portuguesa e quanto mais tento conhecê-la menos a compreendo...
Kandandu
Eugénio Almeida
Kandandu

mafegos disse...

Isto está cada vez mais uma vergonha,é o bloco central dos interesses.Desde que cheguei de Angola,que me deixei seduzir por Sá Carneiro e mais tarde por Cavaco,mas cada dia que passa,apetece-me dar vivas ao Salazar.Ainda hoje,esta noticia da rede de telecomunicações é um escandalo inqualificavel,como militante do PSD,que não tem as quotas em dia e nunca mais as vai ter,sinto-me verdadeiramente revoltado,para não dizer roubado.Como Cavaquista como sempre me senti,acho que o professor Cavaco tem uma palavra a dizer pelos monstros que criou.Temos o Ferreira do Amaral na Lusoponte e agora neste negócio o Dias Loureiro.Desculpa este desabafo no teu blog,mas volta Salazar estas perdoado,agora percebo porque guardaste o ouro e não desenvolveste este país,tu meu malandro já sabias que se o fizesses o teu povo seria roubado.