domingo, maio 25, 2008

Em São Tomé… esperar e ver para crer

O governo do primeiro-ministro são tomense, Patrice Trovoada, afirmou-se hoje determinado em continuar a assumir "na plenitude as suas funções e atribuições", no sentido de "garantir a ordem publica" e "a segurança das pessoas e bens."

Embora a moção de censura ao governo, apresentada pelo único partido da oposição parlamentar, o Movimento Libertação São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), tenha sido aprovada (30 votos a favor e 23 votos contra e duas abstenções), é preciso vir a público dizer que o executivo continua em funções até às novas eleições?

Ou será que, ao contrário do que é legítimo em democracia, Patrice Trovoada não se limitará a uma governação dos assuntos correntes e quererá usar e abusar do poder?

Que algo de anormal parece passar-se neste país lusófono, isso parece. Porque carga de chuva o governo de Patrice Trovoada se sentiu na necessidade de dizer que esta sua decisão conta com a solidariedade dos governos de Portugal, do Brasil, Guiné Equatorial, Taiwan, Gabão e Nigéria, países que têm embaixadores acreditados e residentes em São Tomé e com os quais Patrice Trovoada se reuniu?

O presidente Fradique de Menezes encontra-se actualmente na Bélgica em visita privada e deverá chegar a Sao Tomé na próxima quinta-feira. Será que até lá tudo vai estar calmo? Esperemos que sim, embora temendo que não.

Sem comentários: