sábado, março 05, 2011

E se é o dono da Mota-Engil que o diz...

O presidente da Mota-Engil afirmou hoje não acreditar que a situação de instabilidade vivida no Norte de África se alastre a Angola, onde a empresa tem uma forte presença. E no que depender desta empresa portuguesa... não chegará com certeza.

«Eu acho que Angola não tem nada a ver com aquilo que se passou no norte de África. Angola é um país que teve 30 anos de guerra, depois teve oito anos de democracia, oito anos de paz e é esse período de oito anos que temos de analisar», afirmou António Mota.

E tem razão. Nem o facto de 70% da população de Angola viver (isto é como quem diz) na miséria, ou de o presidente da República estar no cargo há 32 anos sem ter sido eleito... conta.

«Não espero nada de similar àquilo que se passou no norte de África», acrescentou, fazendo votos para que «Angola continue o processo de crescimento, o processo de democratização e de consolidação das suas estruturas».

Processo de democratização? Terei lido bem? Ah! Isso tem a ver com certeza que com a mudança constituicional em que o presidente da República será o cabeça de lista do partido mais votado, mesmo que tenha – por exemplo – 25% dos votos.

Seja como for, a verdade é que a Mota-Engil, cuja comissão executiva é presidida pelo ex-ministro e dirigente socialista Jorge Coelho, é uma entidade de peso e de credibilidade, tanto no contexto português como internacional.

Isso não impede, como se pode ver na imagem, que faça uso da emblemática estrada da Serra da Leba, em Angola, nos seus meios publicitários, dando a ideia (pelo menos à primeira vista) de que foi a Mota-Engil quem a construiu. E não foi.

A obra foi edificada pela então Lourenços Empreiteiros, com sede em Luanda e considerada como a maior empresa de terraplanagens de Angola a quem, na época anterior à descolonização, o próprio MPLA chamava de os Reis dos Empreiteiros.

Tudo isto somado, digo eu, não legitima que a empresa só por ter recuperado a estrada da Serra da Leba a apresente como sua.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que 3.5 milhões de angolanos concordam com o sr. António Mota e uns 17 concordam consigo... curioso hein?

A Estrada da Leba como esta hoje, foi feita pela Mota-Engil uma vez que envolveu o alargamento da via, terraplanagens, aterros, escavações, pavimentação.. Não sei qual é o mal, de a Mota-Engil utilizar como uma obra sua pois o que você vê na foto é realmente obra deles. Certamente a extinta Lourenços Empreiteiros também usaria esta foto, tal como esta, como sua o que certamente no seu ponto de vista seria muito mais real não? Ou, a utilizarem, a extinta Lourenços Empreiteiros devia usar uma foto antiga a preto e branco, ou então uma antes da reabilitação a cores mas cheia de buracos?

Certamente você também é dos que diz que então a estrada Luanda - Huambo foi feita por uma empresa Portuguesa e/ou Angolana no tempo colonial não? No entanto é também certo que estas empresas nem sequer querem ser associadas ao que lá esta agora feito pelo Chineses, uma vez que esta pior do que estava com 40 anos de utilização e uma guerra. Será então justo associar esta estrada a empresa que primeiro a fez, ou é mais justo associar aos Chineses que a estão a reabilitar, ou melhor, desabilitar.

Resumindo, e concluindo, da mesma maneira que a estrada Luanda - Huambo foi feita/reabilitada pelos Chineses, e certamente, você não tem medo de o dizer! A estrada da Serra da Leba foi feita/reabilitada pela Mota-Engil.

Saudações Angolanas