terça-feira, fevereiro 10, 2009

Petição "Justiça para Timor-Leste"
também precisa da sua assinatura

«A “Petição Online – Justiça para Timor-Leste” rebentou com a escala. Está a ser uma verdadeira operação similar à dos “heróis bushistas” que invadiram o Iraque, causando choque e espanto. Isso mesmo é o que causa a tantos de nós, que pelo mundo se apavoraram por aquilo que estava a acontecer novamente em Timor logo após o referendo de 1999.

As atrocidades cometidas ou patrocinadas pelos ocupantes indonésios continuam a constituir um hediondo crime contra a humanidade, não há como classificar de outro modo aqueles actos cometidos durante um quarto de século. Mas aquilo que se vê é a inércia do mundo perante a premência de se julgarem os criminosos.

Se a ONU estiver à espera de Timor-Leste, dos seus políticos, governantes ou da sua “justiça” será melhor que tire daí o sentido. Também, para choque e espanto de muitos de nós, os timorenses não estão interessados em que a justiça se faça aos que assassinaram e torturaram os seus amigos, familiares e antepassados.

Como classificar tal reacção?

Ao confirmar a quantidade de aderentes à referida Petição Online verificamos que 153 pessoas a assinaram. Fiquemos com a certeza que dessas nem metade são timorenses. Tão poucas? Não dá para compreender. Choque e espanto, nada mais resta.

A iniciativa da Petição não foi do TLN, apoiámo-la por razões sobejamente conhecidas: somos pela justiça, neste e em todos os outros casos. Talvez que o meu desconhecimento, a minha ingenuidade, não esteja a ver quanto indoneizados estão os timorenses, nem quanto indiferentes começam a ficar os cidadãos do mundo relativamente àquilo que se está a passar em Timor-Leste.

O desencanto, o descrédito, a frustração está a apossar-se dos que tomaram Xanana Gusmão por um super patriota, um exemplo. Viram-no, elegeram-no super-herói sem razão e não se souberam conter na invasão da exacerbada e injustificada idolatria, o que é muito peculiar na raça humana.

Quase todos julgaram que Xanana Gusmão era o D. Sebastião por que tantos esperam em manhãs de sol ou de nevoeiro, e não era, e não é, e nunca será, porque isso não existe. Existe apenas as idolatrias exacerbadas nada recomendáveis e que são inimigas da lucidez.Xanana Gusmão é só um ser humano, com defeitos e virtudes. Apesar de nos desiludir devemos saber separar o trigo do joio.

Não devemos pôr para o lado Timor e os timorenses só porque o ícone chefia um governo indiciado em corrupções e tem cometido toda a espécie ilegalidades e imoralidades que afectam a população de que ele dizia defender os interesses. Não devemos ser radicais e considerar Timor um caso perdido. Xanana não é Timor e muito menos é os timorenses.

É por tudo isso que devemos assinar a petição
“JUSTIÇA PARA TIMOR-LESTE” em força e olhar para o exemplo da petição que também está neste blogue NÃO CALEM O JN!. Esta petição já vai quase em três mil assinaturas e talvez nem haja uma semana que está online.

É caso para ficarmos satisfeitos por isso, no caso do JN, e para ficarmos muito tristes porque a petição de Timor mostra-nos uma realidade que choca e espanta.»

Ver http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2009/02/peticao-online-choque-e-espanto.html

Sem comentários: